Release

18ª edição do Encontro de Cooperados da Unimed-BH reúne mais de 2.700 médicos no Minascentro

Com a presença de palestrantes de renome nacional, o evento debateu o cenário econômico-financeiro do Brasil, os desafios da saúde suplementar e trouxe o maestro e pianista João Carlos Martins para falar de superação

A Unimed-BH realizou no dia 07 de novembro a 18ª edição do Encontro de Cooperados, no Minascentro, em Belo Horizonte. Com o tema “Novos tempos, novos desafios”, o evento reuniu mais de 2.700 médicos cooperados e palestrantes de renome nacional para discutir temas importantes para o setor de saúde.

“A cada ano, nossa proposta é trazer palestrantes que abordem temas atuais e que impactam o dia a dia do médico cooperado e do cooperativismo de saúde.  Nesta edição, nossa programação contou com a presença de painelistas como Zeina Latif, que nos fez refletir sobre a complexidade do cenário econômico-financeiro. Contamos também com um debate importante sobre a saúde suplementar com André Medici, economista em saúde, Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde, e Anderson Mendes, presidente da Unidas. Por fim, tivemos um momento inspirador com o maestro e pianista João Carlos Martins, que nos fez refletir sobre a nossa capacidade de transformação e superação em meio às adversidades”, declarou o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.

A economista Zeina Latif abriu o evento e falou para os presentes sobre o tema “A realidade que nos cerca: como manter a solidez diante da complexidade do cenário econômico-financeiro?”. Durante sua fala, a economista abordou temas como reforma tributária, taxa de juros e o atual momento do mercado financeiro.

O 2º painel “Olhar atento para o futuro: o que esperar do mercado de saúde no Brasil e no mundo e como promover a sua sustentabilidade?”, contou com o economista especializado em saúde, André Medici, a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente, e o presidente da Unidas – empresa de autogestão em saúde, Anderson Mendes. Os palestrantes debateram questões importantes para a sustentabilidade do setor de saúde suplementar, que vem passando por grandes desafios.

O maestro e pianista João Carlos Martins fechou o evento e falou sobre sua história de superação. Um dos maiores artistas da música clássica brasileira, o maestro é conhecido por lutar contra a distonia focal que impacta o movimento de suas mãos. Após a palestra, em um momento de grande emoção, ele se apresentou com a Orquestra de Câmara Sabra e o Coral da Unimed-BH, projetos patrocinados pelo Instituto Unimed-BH.

Carbono neutro

Alinhado à prática ESG, essa edição do Encontro de Cooperados foi Carbono Neutro. Desde 2012, a Unimed-BH é participante do Pacto Global da ONU e faz parte do Comitê Gestor da Rede Desafio 2030, contribuindo com diversas ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como parte desse movimento, a Cooperativa decidiu ampliar sua participação no esforço mundial para tentar frear o aquecimento global.

“Anualmente, a cooperativa faz o inventário de emissões de gases do efeito estufa com o objetivo de estabelecer metas futuras. Neste evento, mensuramos e vamos neutralizar os gases emitidos durante a sua realização”, afirma Peret. A consultoria ambiental O’Green fará o inventário e, ao final, a cooperativa vai comprar os créditos de carbono necessários para neutralizar as emissões. Os créditos adquiridos são provenientes de projetos validados pela ONU, garantindo sua segurança e rastreabilidade.

Related Posts