Release

Hipertensão arterial atinge 35% dos brasileiros

Na Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, especialista da Unimed-BH explica a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença  

Aproximadamente 35% dos brasileiros sofrem com a hipertensão, também conhecida como pressão alta, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A doença é responsável por cerca de 400 mil mortes no Brasil por ano e está relacionada a 80% dos óbitos de AVC e 60% dos casos de infarto. Hipertensos, assim como outros cardiopatas e portadores de doenças crônicas, têm possibilidade de complicações pela covid-19. Na Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (25 a 29/04), especialistas explicam sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. 

O cardiologista José Pedro Jorge Filho, cooperado da Unimed-BH, esclarece que a doença é frequentemente assintomática, por isso a importância da consulta de rotina. “Muitas pessoas podem ser hipertensas e desconhecer o problema que afeta órgãos-alvo, como cérebro, coração, vasos e rins. A consulta periódica é essencial para o diagnóstico da doença e para o tratamento adequado, evitando complicações”, orienta.

A hipertensão é quando o nível de pressão arterial está igual ou acima de 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio), conhecida como 14/9 – o primeiro valor corresponde à contração do coração e o segundo, ao de relaxamento do órgão. A doença pode ser um atalho para outras enfermidades, como obesidade, insuficiência dos rins, AVC e infarto, por exemplo. Em associação à doenças, como diabetes e colesterol alto, o fator de risco é agravado.

Entre os possíveis sintomas, pode-se destacar sensibilidade ou movimento corporal alterado, dificuldade de fala ou compreensão, falta de equilíbrio, dor de cabeça forte ou súbita, dificuldade para enxergar e/ou engolir, náusea ou vômito e/ou perda de consciência (desmaio). O médico reforça a importância de se procurar ajuda especializada. “O reconhecimento dos sinais é fundamental para se instituir as medidas adequadas para minimizar sequelas. A cada minuto após um AVC, por exemplo, perde-se, em média, 1,9 milhão de neurônios. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais são as chances de recuperação e bem-estar”.

Tratamento

A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada, proporcionando qualidade de vida e minimizando riscos. O diagnóstico é feito com o auxílio de exames laboratoriais, eletrocardiograma e o histórico da pessoa e de possíveis familiares com hipertensão. O tratamento deve ser individualizado e somente pode ser indicado por um médico especializado.

O diagnóstico precoce e a mudança de hábitos são importantes para o controle da doença. O cardiologista José Pedro dá algumas dicas para uma vida mais saudável. “O tratamento começa com a conscientização que a pessoa precisa de uma mudança no estilo de vida, como controle do peso, prática de atividades físicas regulares, dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais, e com baixo teor de sal e de gordura, interromper o uso de tabaco, reduzir a ingestão de álcool e controlar o estresse”.

Os medicamentos nem sempre são necessários, mas quando são, geralmente se mostram eficazes, bem tolerados e disponíveis a valores acessíveis no mercado. Alguns são fornecidos gratuitamente pelo SUS e através do programa Farmácia Popular.

Aferição da pressão arterial

Medir a pressão em casa é simples e fácil, mas é importante tomar uma série de cuidados para que os valores apresentados sejam corretos: 

– É preciso estar na posição sentada, pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso (costas) encostado na cadeira e relaxado; 

– O braço deve estar na altura do coração, livre de roupas, apoiado em alguma superfície (mesa), com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente flexionado;

– Evitar conversar durante a aferição; 

– Não fumar ou ingerir cafeína 30 minutos antes; 

– Após a realização de algum exercício ou esforço físico, descansar de 60 a 90 minutos; 

– Evitar refeições pesadas antes da medição; 

– Não fazer uso de bebidas alcoólicas 30 minutos antes da medição; 

– Ficar sentado e calmo no período de 5 a 10 minutos antes da medição; 

– Esvaziar a bexiga antes da medição. 

Related Posts