Unimed-BH conquista Selo Pró-Ética pela terceira vez consecutiva

Selo foi criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para reconhecer empresas que, voluntariamente, estão comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e fraude. Em 2021, a Cooperativa também foi destaque em outras premiações de governança

A Unimed-BH acaba de conquistar, pela terceira vez consecutiva, o Selo Pró-Ética, um dos principais reconhecimentos dados a empresas no Brasil comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e fraude. Nesta edição, 67 empresas de diversos segmentos foram aprovadas e conquistaram o selo. A entrega da premiação ocorreu nesta terça-feira, dia 07, em Brasília e contou com a presença de autoridades e representantes de diversas empresas. Quem recebeu o prêmio pela Unimed-BH foi o diretor Administrativo-Financeiro, Eudes Arantes Magalhães.

O Selo Pró-Ética foi criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para reconhecer empresas que, voluntariamente, adotam ações efetivas para promoção de ética e integridade, notadamente na prevenção, detecção e combate a atos de fraude e corrupção. Além do Selo Pró-Ética, a Cooperativa também foi reconhecida em 2021 em outras premiações relacionadas à governança.

“Temos um Programa de Compliance robusto e que é referência no país. Com o engajamento e compromisso de todos, mantemos um ambiente pautado pela ética e integridade, promovendo uma forte cultura de conformidade em toda a Cooperativa. Conforme diz o nosso diretor-presidente Samuel Flam devemos fazer que é certo, e não o que é fácil”, afirma o diretor Administrativo-Financeiro, Eudes Arantes Magalhães.

A Unimed-BH conquistou o Selo Pró-Ética 2021 com êxito, atingindo elevada pontuação. A Cooperativa já havia sido reconhecida como empresa Pró-Ética na edição de 2017 e na edição 2018-2019. “Consolidamos agora nosso reconhecimento na edição 2020-2021, com uma nota ainda maior que a anterior, demonstrando a evolução constante das ações da cooperativa para promoção da ética e da integridade”, declara Eudes.

Sobre o Pró-Ética

O Pró-Ética une esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. É um incentivo, por meio do reconhecimento público, para a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas. Para participar do Pró-Ética são avaliados requisitos como: Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Canais de Denúncia e Remediação; Análise de Risco e Monitoramento; e Transparência e Responsabilidade Social.

Para que sejam aprovadas no Pró-Ética, as empresas precisam obter pontuação igual ou superior a 70 pontos e alcançar, no mínimo, 40% da pontuação em cada área do questionário. A Controladoria também analisa evidências de diversos itens para definir as empresas reconhecidas.

Outros reconhecimentos relacionados à governança

Também em 2021, a Cooperativa conquistou o 1º lugar na dimensão “Governança Corporativa – categoria Planos de Saúde” na última edição do Anuário “As Melhores da Dinheiro”, publicado pela Revista Istoé Dinheiro.

A Unimed-BH recebeu ainda o Prêmio Excelência da Saúde, em Natal/RN, na categoria “Boas práticas e compliance”, reconhecendo o case de implantação e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD na Unimed-BH. Este ano, a Cooperativa organizou e participou do IV Congresso de Integridade 2021, ocorrido de 04 a 18 de novembro, em formato digital e ao vivo. No evento, a Unimed-BH promoveu o painel “Pandemia e ética na saúde”, em que destacou suas iniciativas durante a pandemia da COVID-19.

Ainda em 2021, a Cooperativa manteve o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil, na categoria ouro. Quatro unidades hospitalares próprias também mantiveram o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, demonstrando a preocupação em oferecer um ambiente íntegro e sustentável.

Além disso, a Unimed-BH mantém a associação com o Pacto Global das Organização das Nações Unidas (Rede Brasil), onde tem atuado de forma ativa, compondo o HUB ODS da Rede Brasil, e com o Instituto Ethos de ética empresarial, reafirmando o seu compromisso público com a integridade e o combate à corrupção.