Release

Unimed-BH e Instituto Unimed-BH firmam parceria inédita com Minas Tênis Clube

A iniciativa vai viabilizar a ampliação do espaço cultural do clube que receberá o nome de Centro Cultural Unimed-BH Minas 

A partir desta quinta-feira, 10 de dezembro, o Minas Tênis Clube firma parceria com a Unimed-BH e o Instituto Unimed-BH, apresentando para a capital mineira o Centro Cultural Unimed-BH Minas. Já conhecido pelo público, o espaço cultural do octogenário Clube, que integra o Circuito Liberdade, passa a ter o apoio da Unimed-BH através do Instituto Unimed-BH que viabilizará, por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a biblioteca, com cerca de seis mil exemplares, e mais três exposições na Galeria de Arte. E, por meio de recurso direto, serão abertas duas salas de cinema, com aproximadamente 60 lugares. Todos os espaços, como sempre, continuam sendo acessíveis para o público em geral, sócios e não sócios do Minas. A formalização da parceria será no dia 10/12, com a presença do presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santigo, e do diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam. O evento contará com o show/live do cantor e compositor mineiro Wilson Sideral, que será transmitido, a partir das 19h, pelos canais oficiais da Unimed-BH e do Minas Tênis Clube no YouTube.

Para Samuel Flam, o Centro Cultural Unimed-BH Minas reforça o propósito da Cooperativa, que por meio do Instituto Unimed-BH está há quase 20 anos apoiando a cultura e a arte na região metropolitana de Belo Horizonte. “O Programa Sociocultural Unimed-BH, que é conduzido pelo Instituto Unimed-BH, foi apontado pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, como uma das maiores iniciativas de captação de incentivo fiscal por meio de pessoas físicas do país. Atualmente, o programa conta com a adesão de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH e, mesmo durante a pandemia de 2020, apoiou mais de 30 projetos”, reforça o diretor-presidente. Além disso, o novo acordo entre a Unimed-BH, Instituto Unimed-BH e o Minas Tênis Clube celebra também os 50 anos da Cooperativa, que será comemorado em abril de 2021.

O presidente minastenista Ricardo Vieira Santigo aponta a importância do encontro entre Minas e a Unimed-BH. “A parceria tem como objetivo viabilizar a manutenção, a solidificação e a expansão do Centro Cultural, com a construção da biblioteca e das duas salas de cinema. Ou seja, vamos levar para mais pessoas cultura, conhecimento e entretenimento”, atesta. André Rubião, diretor de Cultura do Clube, vê novos ares para o Centro Cultural. “A parceria com a Unimed-BH e o Instituto representa uma virada para o Centro Cultural Minas Tênis Clube. Trata-se não somente de viabilizar as duas salas de cinema e a biblioteca, sonho antigo de expansão do nosso espaço, mas de perpetuar a qualidade dos eventos, muitos deles gratuitos,” afirma.

A primeira ação em conjunto foi o patrocínio da exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”, que ocupa os 412m² da Galeria de Arte até o dia 24 de janeiro de 2021. Rubião aponta a mostra como um marco da parceria. “Mesmo em um momento de crise como esse que estamos vivendo, Minas e Unimed-BH somam esforços para continuar acreditando no papel da cultura de transformar a sociedade. Vida longa à parceria, da qual já podemos apreciar seus frutos, a exposição ‘Amilcar de Castro – Matéria e Luz’, que está na nossa Galeria de Arte”, diz o diretor.

O presidente Ricardo Vieira Santiago finaliza com a celebração do encontro entre as marcas. “A parceria do Clube com a Unimed-BH apresenta a união de dois importantes nomes da capital mineira em consonância com a qualidade do serviço prestado, o apuro com a excelência e o cuidado com a saúde física e o bem-estar dos belo-horizontinos”, observa. “Em um ano atípico como o de 2020, firmar uma parceria em prol da cultura da capital mineira é um marco. Um dos pilares do Minas é a cultura, porque acreditamos que ela é, juntamente com o esporte, a base de formação de cidadãos com senso crítico e capazes de ir além”, explica o presidente.

Show/Live

Para celebrar a parceria, será apresentado, nesta quinta-feira (10/12), às 19h40, nos canais oficiais do Minas Tênis Clube e da Unimed-BH no YouTube, o show/live do cantor e compositor mineiro Wilson Sideral. Na ocasião, o artista, que soma 23 anos de carreira, lança o seu mais recente trabalho, o disco “Tropical Blues Vol. 2”, com releituras de clássicos da música popular brasileira, como “Certas coisas”, de Lulu Santos e Nelson Motta, “Mosca na sopa”, de Raul Seixas, “Maior abandonado”, de Cazuza e Roberto Frejat, entre outras.

Sobre o Centro Cultural

Inaugurado em 2013 com recursos do Minas Tênis Clube e patrocínios via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural é integrado pelo Teatro, com capacidade total para 612 pessoas (incluindo espaço para cadeirantes), Galeria de Arte, com 412m², que já recebeu 20 exposições, Centro de Memória, com a exposição permanente “Minas Tênis Clube: várias histórias”, com cerca de três mil itens históricos expostos (incluindo 28 vídeos, indumentárias, troféus, documentos e mobiliário), Café Cultural, duas salas Multimeios e, com previsão de inauguração para 2021, a biblioteca, e para 2022, o cinema. O espaço visa democratizar e incentivar o acesso à cultura e à arte e, desde meados de 2019, integra o Circuito Liberdade.

Além de abrigar a arte, o Centro Cultural promove projetos que dão espaço, capacitam e fomentam a cultura na capital. São programas como o “Letra em Cena. Como ler…”, com curadoria do jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, que apresenta, gratuitamente, nomes e obras da literatura nacional e internacional em língua portuguesa; a Série de Concertos, que, desde 2013, sob a direção artística da pianista e professora Celina Szrvinsk, traz para o público, a preços populares, recitais de grandes nomes da música clássica mundial; o Cena Técnica, que recebe, gratuitamente, palestrantes de todo o país, especialistas em luz, som, cenografia e todo o tipo de trabalho nos bastidores de espetáculos cênicos e musicais, com entrega de certificado; e o Sarau Minas Tênis Clube, que realiza, por meio de edital, shows de novos talentos da música de Belo Horizonte, interpretando obras de artistas de relevância nacional.

Em 2019, o Centro Cultural Minas Tênis Clube promoveu 475 ações culturais, somando um público de mais de 170 mil pessoas. O Teatro foi palco para 269 eventos, entre shows, peças para os públicos adulto e infantil, dança, concertos, palestras, bate-papos, filme e cursos de capacitação. O Centro de Memória recebeu visitas mediadas e ações do Circuito de Museus. A Galeria de Arte recebeu, até o momento, 20 exposições de artistas de relevância internacional, palestras, lançamentos de catálogos, oficinas, visitas mediadas, além de integrar a programação do Noturno nos Museus. O Café Cultural promoveu e recebeu palestras literárias, lançamentos de livros e debates.

Unimed-BH

A Unimed-BH é uma cooperativa de trabalho médico com 49 anos de mercado e que oferece aos seus mais de 1,3 milhão de clientes na Região Metropolitana de Belo Horizonte a melhor experiência em serviços de saúde. A Cooperativa tem a qualidade comprovada pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), medido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no qual por sete anos consecutivos figura sempre na melhor faixa de avaliação. Com um faturamento de R$5,5 bilhões em 2019, a Unimed-BH reforça a sua posição como uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil e se mantém na liderança em sua área de abrangência, com 54% de participação do mercado.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando a ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando mais de 16 mil postos de trabalho viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Serviço:

Assinatura do contrato de parceria entre Unimed-BH, Instituto Unimed-BH e Minas Tênis Clube – Centro Cultural Unimed-BH Minas

Data: 10 de dezembro, quinta-feira.
Horário: 19h.
Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2.244. Lourdes).
Evento exclusivo para convidados.

Show/Live com Wilson Sideral
Horário:
19h40
Transmissão: canais oficiais do Minas Tênis Clube e da Unimed-BH no YouTube.

Related Posts