Unimed-BH completa 50 anos com recorde de clientes

Cooperativa amplia sua oferta de serviços on-line e registra excelente patamar de satisfação de clientes e médicos cooperados

No ano em que comemora o seu cinquentenário, a Unimed-BH reforça a sua liderança no mercado de saúde suplementar em Minas Gerais e a sua posição como uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil. Mesmo com a crise econômica e a pandemia do novo coronavírus, a Cooperativa apresenta números que reforçam a sua solidez, a exemplo da sua carteira, que encerrou o ano de 2020 registrando um recorde: mais de 1,3 milhão de clientes. Além disso, investiu em novos modelos assistenciais e foi pioneira ao lançar a sua plataforma de assistência on-line, contribuindo para a diminuição do risco de contágio e gerando maior comodidade para os clientes.

Com velocidade de adaptação frente aos desafios impostos pela pandemia e tendo a inovação no DNA, a Unimed-BH teve com um dos seus destaques ao longo do último ano, a Consulta On-line Coronavírus. Lançada em março de 2020, realizou até o momento mais de 300 mil atendimentos à distância. Também pioneiro, o serviço de telemonitoramento para pacientes com suspeita da COVID-19 realizou mais de 590 mil telemonitoramentos de clientes no mesmo período. Um outro produto inovador lançado no mercado foi o plano Bem Digital, voltado para pessoas e empresas que valorizam a experiência virtual, buscam comodidade e agilidade sem abrir mão da qualidade no atendimento, além de preço acessível.

Segundo o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, os resultados de 2020 demonstram a capacidade de adaptação da Cooperativa diante de cenários adversos e comprovam o comprometimento da atual gestão com a qualidade assistencial e a oferta dos melhores serviços. “Diante de um desafio de escala global, fomos ágeis, priorizando a segurança e o bem-estar de todos, mostrando a força do cooperativismo e da atuação coletiva em prol do bem comum. Em um ano tão desafiador, nós escolhemos cuidar de todos os nossos públicos de relacionamento”, diz Samuel Flam.

Para ele, os números positivos alcançados no ano passado se devem à inovação contínua e à força da “construção coletiva”. “É essa força que nos une em cooperação e que tem feito o engajamento crescer, culminando no recorde de presença que registramos em nossa primeira Assembleia Geral em formato digital, com a participação de mais de 5 mil médicos cooperados, em julho de 2020”.

A atuação estratégica da Unimed-BH no mercado de saúde nacional, especialmente com as ações para o enfrentamento do novo coronavírus, ganharam relevância internacional e resultaram no convite do Fórum Econômico Mundial para a participação da Cooperativa em uma iniciativa denominada “The Great Reset” (ou O Grande Recomeço). A Unimed-BH foi a única empresa brasileira do segmento de saúde suplementar convidada para integrar essa iniciativa. Além disso, pelo oitavo ano consecutivo, a Cooperativa é a melhor entre as maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, e também obteve nota máxima por três avaliações consecutivas, segundo o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2019, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

CUIDADO COMPARTILHADO

Visando a ampliar para toda a sociedade o cuidado no enfrentamento à pandemia, a Cooperativa também cedeu gratuitamente para a Prefeitura de Belo Horizonte o sistema de consultas online. “Com isso, médicos do SUS puderam atender os pacientes da rede pública com mais segurança, protegendo a população e evitando um maior risco de disseminação da doença”, destaca o diretor-presidente.

Samuel Flam completa que “ao mesmo tempo em que inovamos na oferta de serviços online, ao longo do ano reorganizamos nossas unidades assistenciais próprias para receber pacientes com sintomas respiratórios, ampliamos o número de leitos em nossa rede e lançamos novos serviços para evitar sobrecarga nas unidades de pronto atendimento. Até este mês de abril teremos 350 novos leitos e já contratamos mais de 600 profissionais de saúde para reforço na assistência”.

O presidente também destaca os resultados positivos da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. Segundo o levantamento, realizado em dezembro de 2020, 98% dos clientes declararam ter confiança na Unimed-BH e outros 88% estão satisfeitos com a Cooperativa. O Datafolha também entrevistou médicos cooperados e apontou 91% de satisfação, o melhor resultado dos últimos 12 anos.

“Isso significa que nove em cada dez cooperados estão satisfeitos com a Cooperativa, o que se reflete na qualidade do atendimento assistencial e, portanto, na satisfação do nosso cliente”. O levantamento também apontou que 91% dos clientes percebem o investimento da Unimed-BH em tecnologia, o que reforça a importância das ações pioneiras da Cooperativa na área de inovação.

COMPROMISSO COM A SOCIEDADE

Além dos resultados positivos e das novidades tecnológicas, a Cooperativa manteve suas ações de responsabilidade social nas comunidades. Coordenadas pelo Instituto Unimed-BH, foram disponibilizados diversos conteúdos informativos e campanhas de conscientização, além de doação de cestas básicas, álcool em gel, máscaras e materiais de limpeza e higiene para centenas de famílias na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As ações têm continuidade em 2021.

Nas redes sociais, foram promovidos inúmeros eventos virtuais com foco na saúde e no bem-estar, além do compartilhamento permanente de informações sobre prevenção e o cuidado com a saúde no enfrentamento da pandemia.

Raio X da Unimed-BH:

• 52% de participação de mercado
  • 1.321.621 beneficiários em março de 2021
  • 5.838 colaboradores diretos, sendo mais de 4.700 na assistência
  • 5.579 médicos cooperados
  • Faturamento de R$ 5,6 bilhões em 2020
  • Margem Ebitda de 19,42%
  • 34 municípios mineiros na área de atuação
  • Mais de 350 novos leitos de internação e UTI Adulto e Pediátrica (criados para atender à demanda proveniente da pandemia)
  • Mais de 590 mil telemonitoramentos realizados até abril de 2021