Release

Somos Comunidade se transforma em programa de cultura e educação

Idealizado pelo Instituto Unimed-BH, programa passa a ter uma participação cada vez maior dos moradores da Comunidade do Morro das Pedras

Os cenários trazidos pela epidemia mundial exigiram uma grande capacidade de reinvenção em muitas áreas. Com isso, 2020 também marca o início de uma nova fase do projeto Somos Comunidade, idealizado pelo Instituto Unimed-BH e produzido pela Coreto Cultural, que passa a ter uma participação cada vez maior dos moradores da Comunidade do Morro das Pedras. Com sua vocação criativa e adotando o formato híbrido, o Somos Comunidade vai mesclar intervenções artísticas presenciais ao lado de intervenções virtuais, sem perda da qualidade de produção e sempre em busca do modelo de expressão mais acessível, democrático e sintonizado com as necessidades do momento.

A partir das soluções propostas pela própria comunidade, o programa, que teve início em setembro e será finalizado em junho de 2021, proporcionará uma série de cursos e oficinas de formação e capacitação, privilegiando os temas de interesse levantados pelos representantes do Morro das Pedras e com formatos e métodos acessíveis e facilitados. A intenção é oferecer conteúdos formativos, diversificados e atrelados ao empreendedorismo cultural criativo, de forma a ampliar as possibilidades de inserção dos empreendedores comunitários no mercado de trabalho e auxiliá-los nas suas jornadas de criação e consolidação de negócios.

Criado e patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, o Somos Comunidade é mais que um projeto sociocultural, é um descobridor de caminhos, um realizador de sonhos de crianças e jovens das sete vilas da comunidade Morro das Pedras, em Belo Horizonte, onde a dança e a música se transformam em plataformas de crescimento pessoal e engajamento na sociedade através da Escola de Artes Instituto Unimed-BH. “O Somos Comunidade materializa um dos pilares da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH, que é o cuidado com a comunidade e o fomento da economia criativa, reafirmando-se não somente como um produto cultural, mas como um instrumento de transformação social”, avalia a diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, Maria das Mercês Fróes.

ETAPAS DO PROGRAMA

O Programa Somos Comunidade será desenvolvido em cinco etapas: Mapa Afetivo, HackaCom, Formação, E-Festival e Morro Talks.

Mapa Afetivo

A primeira, Mapa Afetivo, já está em andamento e contempla um processo de escuta com representantes da Comunidade Morro das Pedras, com vistas a captar e sistematizar a visão destes em relação ao morro e suas potências criativas, bem como elencar elementos de identidade, histórias e casos.

O Mapa Afetivo do Morro das Pedras foi criado para apoiar o programa e o desenvolvimento de um processo mais participativo com os moradores. Foram realizadas entrevistas em profundidade com as pessoas, divididas em três grupos:  idosos – para registro da história do Morro das Pedras e sua evolução; jovens – para compreender os sonhos e a afetividade que constroem, hoje, a futura história da comunidade; e empreendedores e profissionais da economia criativa – para entender a relação da comunidade com as manifestações artísticas que a compõem e os projetos de vida das pessoas que empreendem no local. Veja os vídeos dessa etapa: https://bit.ly/2J0CzXI

HackaCom

A etapa seguinte será o aprofundamento desse mapeamento, por meio de uma dinâmica colaborativa com agentes culturais do Morro das Pedras, intitulada HackaCom, uma espécie de gincana coletiva para o levantamento de informações e proposição de soluções que visem estimular o empreendedorismo criativo na Comunidade. Essa segunda fase é fundamental para estabelecimento de um conceito de cocriação do programa e respaldará a realização de sua terceira etapa.

Formação

A terceira etapa será de formação, com a oferta gratuita de cursos de curta duração para agentes culturais, técnicos e artistas da comunidade, com o objetivo de fornecer capacitação e aprofundamento em temas vinculados à cadeia produtiva da cultura e que colaborem com o fortalecimento dos empreendimentos criativos do Morro das Pedras. Os cursos terão vagas limitadas e serão realizados em formato online e, também, presencial, conforme demandas e possibilidades dos participantes. A expectativa é que sejam ofertadas, no total, cerca de 120 horas de formação. Para desenvolvimento de todas as suas etapas, o Programa Somos Comunidade identificará e abraçará a mão de obra local, mesclada com profissionais mineiros de renome. A iniciativa visa ampliar a distribuição de renda, via recursos do projeto, para jovens profissionais estreantes no mercado de trabalho e proporcionar uma formação prática em seus ofícios.

E-Festival

Os resultados, ideias e talentos identificados nas três primeiras etapas servirão de insumo para criação e produção de um festival híbrido, com intervenções artísticas gravadas, produzidas em locações icônicas da cidade e da comunidade Morro das Pedras, que serão compartilhadas com a sociedade por meio de plataformas digitais. O festival contará, ainda, com a participação de outros artistas, coletivos e grupos da cidade de Belo Horizonte, profissionais e amadores, proporcionando um intercâmbio artístico rico e frutífero com os alunos da Escola das Artes. A nova montagem, com direção geral de Lílian Nunes, tem direção musical do violonista Gilvan de Oliveira e direção de cena de Inês Amaral, diretora e bailarina do Grupo Camaleão.

Morro Talks

Após o festival, o Programa Somos Comunidade encerra com a quinta e última etapa. Em formato de palestras comunitárias, o Morro Talks tem o objetivo de incentivar profissionais, empreendedores e jovens do Morro das Pedras, participantes do programa, a compartilhar suas experiências e aprendizados com outros moradores.

HISTÓRICO

O Somos Comunidade é a evolução do Festival Cultural Instituto Unimed-BH, realizado desde 2012, e que levou centenas de crianças e jovens do Morro das Pedras para a apresentação de um espetáculo anual nos melhores palcos e teatros da cidade. Sua trajetória está intimamente ligada à identidade do Morro das Pedras, nascida a partir da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, projeto realizado pelo Instituto, desde 2007 que conta com a parceria da Escola Municipal Hugo Werneck e a coordenação do Núcleo Artístico de Dança/Camaleão Cia de Dança e o Grupo Cultural Arautos do Gueto.

Mais do que promover um momento de destaque para seus alunos e formação, o projeto busca proporcionar uma vivência de valorização dos alunos e estimular a melhoria da autoestima e o empoderamento das crianças e jovens. O Festival conta ainda em seu elenco com outros grupos de projetos realizados ou patrocinados pelo Instituto Unimed-BH, como Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, Orquestra Sinfônica de Betim, Sociedade do Riso e Dança a Dois.

Em 2014, o Festival Cultural Instituto Unimed-BH ganhou o reforço da Coreto Cultural, produtora que também abraça as iniciativas e os talentos do Morro das Pedras para além de suas fronteiras geográficas e sociais. Ano a ano, o Festival fortaleceu sua natureza de potência coletiva e, em 2017, ganhou as ruas para mostrar o talento e a identidade das sete vilas do Morro, realizando sua primeira apresentação em praça pública, na Praça da Estação. A partir de 2018, já como Festival Somos Comunidade, realiza apresentações na Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa, e, em 2019, no Parque Lagoa do Nado, região norte de Belo Horizonte. Buscando uma relação cada vez mais próxima com a comunidade Morro das Pedras, o projeto foi transformado e chega, em 2020, num formato contemporâneo e com maior impacto.

Instituto Unimed-BH 

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 16 mil postos de trabalho foram gerados e 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. Acesse aqui.

SERVIÇO

Programa Somos Comunidade: cultura e educação com impacto social de base

Site oficial: www.somoscomunidade.com.br

Realização: Coreto Cultural – www.coretocultural.com.br

Patrocínio e parceria: Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1mil médicos cooperados e colaboradores por meio da Lei de Incentivo à Cultura – www.institutounimedbh.com.br

Apoio: Instituto Periféricowww.institutoperiferico.org

Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura / Pronac nº 193548 e pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte nº 0873/IF/2018.

Related Posts