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Chatbot da Unimed-BH soluciona cerca de 90% das demandas de clientes via whatsapp

Lançado durante a pandemia, o serviço é uma das inovações da Cooperativa para atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente via whatsapp já é uma realidade no Brasil e tem ganhado destaque no cenário atual. Considerado um dos maiores planos de saúde do país, com mais de 1,2 milhão de clientes, a Unimed-BH vem inovando em seus canais de relacionamento e, durante a pandemia, lançou o seu serviço de atendimento via chatbot pelo whatsapp. Em pouco mais de cinco meses, os resultados superaram as expectativas e foram mais de 130 mil clientes atendidos, além de manter uma alta taxa de retenção, em cerca de 90%.

“Apostamos nessa tecnologia para oferecer mais praticidade e segurança aos clientes da Unimed-BH. O atendimento automatizado via whatsapp torna o processo mais ágil, o que impacta diretamente na experiência do cliente”, afirma a diretora Comercial e de Relacionamento Institucional da Unimed-BH, Maria das Mercês Quintão Fróes.

Como funciona

O bot pode ser acessado direto via WhatsApp, pelo número (31) 4020-4020. Ao todo, o chatbot é capaz de atender a mais de 23 categorias de assuntos, tais como autorização e marcação de exames, indicação de prestadores, segunda via de boleto, informações sobre agendamento da Consulta Online Coronavírus, dentre outros serviços.

A Unimed-BH tem ampliado a automatização do atendimento ao cliente em todos os seus canais oficiais. Além do whatsapp, o cliente pode, por exemplo, resolver diversas questões diretamente pelo aplicativo Unimed-BH e pelo site unimedbh.com.br.

DNA de inovação

A Unimed-BH vem acompanhando de perto as novas e potenciais tecnologias que são aderentes ao negócio da Cooperativa, com o objetivo de aplicá-las para a melhoria do atendimento aos clientes. A Cooperativa instituiu em 2014 seu Centro de Inovação que conta com uma equipe multidisciplinar com atuação em várias frentes, tais como pesquisa, inteligência, ensino e desenvolvimento de novas tecnologias, bem como na conexão com startups e universidades a fim de identificar potenciais parcerias, novos negócios e antecipar tendências.

“A Unimed-BH vem desenvolvendo projetos em parceria com empresas de tecnologia, a fim de implementar soluções e otimizar os serviços da Cooperativa e proporcionar ao cliente uma experiência nova e melhor. A pandemia nos apresentou um novo cenário e a inovação se mostra o caminho para lidarmos com ele”, conclui Mercês Fróes. 

SOBRE A UNIMED-BH

A Unimed-BH é uma cooperativa de trabalho médico com 49 anos de mercado e que oferece aos seus mais de 1,2 milhão de clientes na Região Metropolitana de Belo Horizonte a melhor experiência em serviços de saúde. A Cooperativa tem a qualidade comprovada ano a ano pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), medido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no qual figura sempre na melhor faixa de avaliação. Com uma receita operacional bruta de R$5,5 bilhões em 2019, a Unimed-BH reforça a sua posição como uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil e se mantém na liderança em sua área de abrangência, com 54% de participação do mercado.

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