Cooperativa abraça a causa para chamar atenção para a prevenção dessa doença dermatológica que é infecciosa e contagiosa
Neste mês comemora-se o Janeiro Roxo, campanha de conscientização sobre a hanseníase. Para celebrar a data, a Casa do Cooperado da Unimed-BH, espaço dedicado aos médicos cooperados da Cooperativa, está iluminada na cor roxa para reforçar a importância sobre a prevenção e tratamentos contra essa doença dermatológica.
O Janeiro Roxo é uma campanha nacional de prevenção à hanseníase, realizada pelo Ministério da Saúde e endossada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB). Essa campanha consiste em fazer ações de conscientização sobre a doença e não é relevante apenas para que o diagnóstico precoce seja realizado, mas também para a conscientização da população a respeito da doença para evitar a exclusão social de portadores dessa condição. Segundo a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), o Brasil ocupa o segundo lugar na relação de países com maior número de casos de hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia.
A hanseníase é uma doença dermatológica infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, com capacidade causar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, caso o diagnóstico não seja feito precocemente. Em caso de detecção de algum dos sintomas, procure o dermatologista de sua confiança. Os sinais mais comuns são manchas brancas na pele, falta de sensibilidade local, perda de pelos sem motivo aparente.