Sugestão de pauta: Dezembro Vermelho alerta a população para as ISTs e HIV/AIDS
Related Posts
Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH participam da Campanha de Prevenção do Glaucoma em 2022
Belo Horizonte, 19 de maio de 2022 – De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 1 milhão de pessoas no Brasil possuem glaucoma, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno indolor, de evolução silenciosa e que não gera incômodo em seu estágio inicial. Conscientizar e promover debates sobre a doença é essencial, e por isso, o Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH se juntam em prol da campanha “24 Horas Pelo Glaucoma”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Ocorrendo em sintonia com a Lei nº 10.456/2002, que institui 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, a ação convida os monumentos, prédios e pontos turísticos de todo o Brasil a iluminarem suas fachadas com a cor verde, entre os dias 20 e 31 de maio. Além disso, a divulgação da campanha através dos canais de comunicação das instituições para conscientização e prevenção da doença integram o ato.
Fato: quanto mais rápido um diagnóstico é feito, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. Mesmo que não tenha cura, o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Dessa forma, o Espaço do Conhecimento UFMG se compromete a participar da campanha, através da transmissão de mensagens de conscientização na Fachada Digital do museu e em suas redes sociais. A ação se relaciona diretamente ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-estar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas. Como instituição de saúde, a Unimed-BH se compromete com os ODS relacionados à sua atuação na sociedade, e por isso se junta ao Espaço na campanha.
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais
Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH participam da Campanha de Prevenção do Glaucoma em 2022
Quando: De 20 a 31 de maio
Horários: (19h, 20h, 21h e 22h – entre os dias 20 e 31 de maio
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Circuito Liberdade – BH-MG
Unimed-BH conquista Top of Mind pelo 26º ano consecutivo
A Cooperativa foi destaque nas categorias Planos de Saúde e Liderança em Hospital. Já a marca Unimed foi reconhecida no Top do Top of Mind, como a mais citada pelos entrevistados
A Unimed-BH foi destaque, mais uma vez, do Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso, promovido pela revista Mercado Comum. Já são 26 anos de realização do Prêmio em Minas Gerais e, nesse período, apenas quatro marcas conquistaram todas as premiações anuais, entre elas a Unimed-BH. O reconhecimento à Cooperativa foi feito em duas categorias: Excelência em Planos de Saúde e Liderança em Hospital. Este ano, a marca Unimed – que engloba a Unimed-BH e as demais singulares mineiras, representadas pela Unimed Federação Minas – conquistou, pelo 11º ano consecutivo, o primeiro lugar no Top do Top of Mind em Minas, a marca mais citada pelos entrevistados, independente da área de atuação.
O prêmio é resultado de uma pesquisa de opinião que, neste ano, foi realizada durante o período de 24 de fevereiro a 29 de março de 2021 e contou com 1.513 entrevistas nos 50 maiores municípios de Minas Gerais. As perguntas do Top of Mind são abertas e o entrevistado responde o que vem à mente, sem nenhum tipo de estímulo ou sugestão de resposta.
“Desde que a premiação Top of Mind começou a homenagear as marcas de Minas Gerais, há 26 anos, a Unimed-BH sempre recebeu esse reconhecimento, o que demonstra que estamos na lembrança dos mineiros ao longo do tempo. Esse é um resultado importante para nós neste ano que completamos 50 anos e também pelos desafios enfrentados pela pandemia da COVID-19. A premiação reforça ainda que mantemos um trabalho consistente, realizado por nossos médicos cooperados, colaboradores e parceiros, e que tem foco em nossa responsabilidade com todos os públicos”, afirma Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH.
“Poucas são as marcas que estão no Top of Mind desde sua primeira edição. E a Unimed-BH é uma delas. Aproveito para cumprimentá-los pelos 50 anos de história desta empresa que é orgulho para os mineiros”, destacou o presidente e editor-geral da revista Mercado Comum, Carlos Alberto Teixeira.
A solenidade de premiação ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto, durante a realização de dois eventos: “I e II Webinar Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2021”.