Belo Horizonte, 19 de maio de 2022 – De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 1 milhão de pessoas no Brasil possuem glaucoma, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno indolor, de evolução silenciosa e que não gera incômodo em seu estágio inicial. Conscientizar e promover debates sobre a doença é essencial, e por isso, o Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH se juntam em prol da campanha “24 Horas Pelo Glaucoma”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Ocorrendo em sintonia com a Lei nº 10.456/2002, que institui 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, a ação convida os monumentos, prédios e pontos turísticos de todo o Brasil a iluminarem suas fachadas com a cor verde, entre os dias 20 e 31 de maio. Além disso, a divulgação da campanha através dos canais de comunicação das instituições para conscientização e prevenção da doença integram o ato.
Fato: quanto mais rápido um diagnóstico é feito, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. Mesmo que não tenha cura, o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Dessa forma, o Espaço do Conhecimento UFMG se compromete a participar da campanha, através da transmissão de mensagens de conscientização na Fachada Digital do museu e em suas redes sociais. A ação se relaciona diretamente ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-estar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas. Como instituição de saúde, a Unimed-BH se compromete com os ODS relacionados à sua atuação na sociedade, e por isso se junta ao Espaço na campanha.
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais
Serviço: Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH participam da Campanha de Prevenção do Glaucoma em 2022
Quando: De 20 a 31 de maio
Horários: (19h, 20h, 21h e 22h – entre os dias 20 e 31 de maio
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG. Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Circuito Liberdade – BH-MG