Institucional Release

Relatório de Gestão Unimed-BH 2020 recebe o selo “Materiality Disclosures Service” da GRI

Este é o sexto ano consecutivo que a Global Reporting Initiative, localizada na Holanda, reconhece que as divulgações estão claramente apresentadas no documento; instituição é referência mundial no tema.

A sustentabilidade está na pauta das grandes organizações de todo o mundo, que cada vez mais consideram aspectos que vão além dos resultados econômico-financeiros como essenciais para o negócio. Visando a alinhar os relatos de sustentabilidade, a Global Reporting Initiative (GRI) emite sua chancela “Materiality Disclosures Service” para os documentos de prestação de contas.

O Relatório de Gestão Unimed-BH 2020 pelo sexto ano consecutivo conquistou o selo, que evidencia que as divulgações adotadas estão claramente apresentadas no documento. “Temos a transparência como um importante valor de nossa gestão e zelamos para que informações de credibilidade sobre o nosso negócio e nossas ações estejam disponíveis para todos os públicos. A conquista do selo GRI por mais um ano é uma evidência desse compromisso e do trabalho dedicado que temos realizado”, afirma Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH.

O Relatório de Gestão Unimed-BH 2020 também associou a estrutura da GRI com o International Integrated Reporting Council (IIRC), o chamado Relato Integrado, com o objetivo de demonstrar o valor gerado e compartilhado pela cooperativa durante o ano. A GRI e o IIRC são organizações sem fins lucrativos. A primeira se dedica a disseminar padrões para as apresentações de desempenho econômico, ambiental e social das organizações, considerados boas práticas de governança reconhecidas em todo o mundo. Já o IIRC promove uma abordagem coesa do processo de elaboração de relatos corporativos.

Outra novidade desta edição do Relatório foi a adoção de um novo formato de apresentação dos resultados, a partir das práticas de ESG – sigla em inglês para os aspectos ambiental, social e de governança (environmental, social and governance). O ESG traduz um conjunto de ações que estão alinhadas com o modelo de negócio e com os princípios cooperativistas.

Contribuições estratégicas

A Unimed-BH é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e, como tal, assume o compromisso público com o desenvolvimento de ações de contribuição efetiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2020, a cooperativa se aprofundou no tema, realizando o trabalho de priorização dos ODS mais impactados pela nossa atuação. Esse processo também está descrito no Relatório de Gestão 2020 e é mais uma novidade no documento, que também relatou a adesão da Unimed-BH à Rede Desafio 2030. Com isso, a Cooperativa se compromete também em promover contribuições para os ODS prioritários para o Estado de Minas Gerais.