Serviço conta com 411 médicos e bateu seu recorde com 2.144 consultas em um único dia
Após 10 meses de pandemia da Covid-19, um dos principais serviços lançados pela Unimed-BH neste período, a Consulta On-line Coronavírus, continua em funcionamento e com alta procura. No dia 19 de janeiro, o serviço alcançou um marco relevante: a realização de mais de 200 mil consultas on-line, resultando em uma redução média de mais de 50% nos atendimentos presenciais, bem como no tempo de espera nas unidades de pronto-atendimento.
Desde o seu lançamento em 18 de março, a Consulta On-line Coronavírus está disponível sete dias por semana, das 8h às 20h, sem interrupções. Com a alta demanda registrada no final de 2020 e início de 2021, a Unimed-BH passou a ofertar mais de 2.400 consultas por dia e quadruplicou o número de médicos que atuam no serviço. Com isso, no dia 12 de janeiro, foram realizadas 2.144 consultas on-line, um número recorde. Outro dado relevante é que a taxa de direcionamento é baixa. Isso significa que apenas 2% dos clientes que utilizam o serviço remoto precisam, de fato, seguir para o atendimento presencial. Atualmente, são 411 médicos em atuação.
“A Consulta On-line Coronavírus é um serviço estratégico da Unimed-BH nesse período de pandemia. Conseguimos unir inovação e agilidade, mantendo a qualidade assistencial, e o mais importante, garantimos a segurança da população. Graças ao serviço pioneiro em Belo Horizonte, nossos clientes estão sendo atendidos rapidamente e estamos evitando a ida das pessoas aos pronto-atendimentos, reduzindo os riscos de contaminação”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.
A tecnologia utilizada para oferecer o serviço de teleconsulta também foi cedida para a Prefeitura de Belo Horizonte. A parceria foi renovada até 30 de junho de 2021. Dessa forma, a população da capital mineira continua tendo acesso a um atendimento seguro, à distância, com profissionais do SUS.
Acessibilidade
A equipe da Consulta On-line Coronavírus também mantém o atendimento para clientes com deficiência auditiva e visual. Um profissional da Unimed-BH com conhecimento na linguagem de libras fica disponível para apoiar o médico e o paciente. No caso do atendimento a um deficiente visual, a equipe é acionada previamente e conta com o apoio da família para o acesso do cliente à plataforma.
Clientes aprovam o novo serviço
A consulta on-line tem tido uma avaliação positiva dos clientes. O Net Promoter Score (NPS) acumulado é 82 e está na zona de excelência, refletindo o grau de recomendação do serviço por parte dos beneficiários do plano de saúde. O NPS é uma métrica usada pelas principais empresas do mundo para medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes.
Como funciona a consulta on-line
O cliente Unimed-BH deve acessar o site www.unimedbh.com.br/coronavirus. Em um primeiro momento, ele é convidado a responder a um questionário com perguntas com foco nos seus sintomas. Em seguida, é possível agendar a consulta on-line. O cliente precisa aceitar o termo de consentimento e estar disponível no horário agendado. Para a realização da consulta, ele receberá por e-mail um link que o conectará com um profissional de saúde. Para o atendimento on-line, os pacientes precisam estar conectados à internet, por meio de um computador ou celular, com recursos de vídeo e voz. A consulta é individual e o serviço funciona todos os dias, das 8h às 20h.