Iniciativa do Instituto Unimed-BH arrecada recursos para aquisição de alimentos e itens de higiene e limpeza e promove a entrega de cestas básicas e máscaras para ajudar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social em Belo Horizonte, Betim e Contagem
“Quanto mais braços, mais a gente amplia nosso abraço.” Essa é a mensagem que resume a campanha Abraço do Bem, promovida pelo Instituto Unimed-BH. Em sua segunda fase, a ação arrecadou mais de R$ 12 mil. O grande diferencial dessa edição foi que, além de cooperados e colaboradores da Cooperativa, a campanha também foi direcionada ao grande público, permitindo que a sociedade contribuísse com doações em dinheiro. O valor foi destinado à compra de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, como água sanitária, papel higiênico e sabão neutro. “Essa iniciativa reforça os valores do Instituto Unimed-BH e também a atitude solidária dos nossos cooperados, colaboradores, fornecedores e parceiros culturais”, afirma a diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, Maria das Mercês Quintão Fróes.
A partir disso, uma nova campanha foi realizada com a doação de 200 cestas básicas. Além disso, 10 mil máscaras descartáveis, doadas pela W3 Uniformes, que é fornecedora da Cooperativa, também foram entregues à comunidade. As dez instituições beneficiadas foram selecionadas entre as apoiadas pelo Instituto Unimed-BH, ou cadastradas em seu banco de instituições sociais, ou por meio de parcerias com a Secretaria de Assistência Social, e estão localizadas em Betim, Belo Horizonte e Contagem. O Instituto Unimed-BH atua desde 2003 junto a vários projetos sociais na capital mineira e Região Metropolitana.
Com a pandemia da Covid-19, diversos projetos mantidos pelo Instituto foram adaptados para o ambiente online e as ações solidárias, em apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade, passaram a ganhar ainda mais foco. “Já fizemos uma primeira fase de doações, mas ainda existe uma grande demanda de apoio a essas comunidades e instituições”, explica Mercês Fróes. “Com a ampliação da campanha, o objetivo não é apenas arrecadar e doar cestas básicas, mas também estar ainda mais presente nesses locais, orientando a população sobre as formas de prevenção ao coronavírus e cuidados com a saúde”, completa.
Ações realizadas
Na primeira edição da campanha, realizada em abril, foram arrecadados cerca de R$ 71 mil, resultando na aquisição de aproximadamente 22 toneladas de alimentos, materiais de limpeza e higiene. Isso permitiu a doação de mais de 850 cestas básicas, beneficiando cerca de 3 mil pessoas. Já em maio, foram doadas mais de 23 mil máscaras, doadas pela Dash Uniformes e a 2Rios Lingerie e 200 frascos de álcool em gel, doados pela Bunzl Higiene e Limpeza. Além disso, 126 faixas educativas foram instaladas em diversas comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e três mil volantes distribuídos, com orientações de prevenção ao novo coronavírus.
Desde o início da pandemia, a Campanha Abraço do Bem resultou nas seguintes ações sociais:
- Cerca de 27 toneladas de alimentos, produtos de higiene e limpeza doados nas duas fases da campanha;
- Mais de 1000 cestas básicas entregues;
- 5 mil folders educativos distribuídos;
- 33,5 mil máscaras doadas;
- 200 frascos de álcool em gel;
- 126 faixas instaladas com mensagens de sensibilização em 14 comunidades de BH e Região Metropolitana.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando a ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando mais de 16 mil postos de trabalho viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.