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Serviço de telemedicina da Unimed-BH já registra mais de 10 mil consultas online

Lançado no dia 18 de março, serviço conta com mais de 100 médicos para atendimento aos clientes que estão com suspeita de coronavírus

Diante da pandemia de coronavírus, a Unimed-BH lançou o serviço de consulta online para atender seus clientes com suspeita de coronavírus. A medida foi adotada para diminuir o risco de contaminação e reduzir o tempo de espera dos atendimentos urgentes. A Unimed-BH colocou à disposição a consulta online coronavírus pelo link www.unimedbh.com.br/coronavirus no dia 18 de março. Em pouco mais de um mês de funcionamento do serviço, até o dia 22 de abril, foram realizadas 10.912 consultas, reduzindo em mais de 60% os atendimentos presenciais nas unidades de pronto atendimento. A Cooperativa chegou a registrar mais de 570 consultas realizadas em um único dia (levantamento feito no dia 24 de março).

“Diante das características dessa pandemia, vimos a possibilidade de criar um serviço para realizar consultas online e incentivar o isolamento domiciliar – medida tão importante nesse momento. O objetivo é garantir o acesso dos clientes a atendimento médico no momento em que precisam, sem que tenham que sair do isolamento social. Com esta ação, geramos mais segurança aos clientes e à equipe de profissionais da assistência. Nesse sentido, as novas tecnologias são grandes aliadas”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

Até o momento, já participaram 111 médicos, comprometidos com esse formato de atendimento. Eles foram capacitados para o atendimento online, conforme o protocolo clínico e de acordo com as recomendações vigentes. A Unimed-BH também está monitorando a necessidade de ampliação de profissionais, dia a dia, de acordo com a demanda dos clientes.

De acordo com levantamento da Unimed-BH, após o início do serviço de consulta online coronavírus, foi registrada uma redução de mais de 60% na média diária de atendimentos presenciais nas unidades de pronto atendimento da rede própria da Cooperativa. O tempo médio de espera nessas unidades também foi reduzido mais de 55% após a oferta do teleatendimento. “Esses números reforçam o acerto da nossa estratégia. O objetivo é direcionar a estrutura hospitalar para os clientes com sintomas mais graves”, completa Samuel Flam.

Como funciona

O cliente Unimed-BH deve acessar o site www.unimedbh.com.br/coronavirus. Em um primeiro momento, ele vai fazer uma autotriagem em que é convidado a responder a um questionário com perguntas focadas nos sintomas. Em seguida, é possível agendar a consulta online. O cliente precisa aceitar o termo de consentimento e estar disponível no horário agendado. No momento da consulta, ele receberá por email um link que o conectará com um profissional de saúde.

Para o atendimento online, os pacientes precisam estar conectados à internet, com um computador ou celular, com recursos de vídeo e voz. A consulta é individual e o serviço funciona sete dias por semana, de 8h às 20h.

Telemonitoramento domiciliar

A Unimed-BH também lançou o serviço de telemonitoramento das pessoas com suspeita de coronavírus que estão em isolamento domiciliar, permitindo um acompanhamento do estado de saúde dos pacientes com maior frequência. Atualmente, 747 clientes estão sendo monitorados.

O serviço funciona da seguinte forma: após o diagnóstico com suspeita da doença, o paciente que se encontra em isolamento domiciliar recebe o contato de um profissional de saúde da Unimed-BH, que é responsável pelo telemonitoramento desse paciente durante os 14 dias de quarentena, seguindo o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando de perto o seu estado de saúde. Em caso de necessidade de nova avaliação, o profissional encaminha o paciente para uma nova consulta online, quando o médico dará o direcionamento sobre o melhor percurso assistencial.

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