Coronavírus Release

Unimed-BH adota medidas preventivas para evitar avanço do coronavírus

Ações vão desde telemonitoramento diário dos pacientes em isolamento domiciliar, consulta on-line até campanha educativa

Com a pandemia de coronavírus, a Unimed-BH estabeleceu diversas ações e lançou novos serviços para atender seus clientes. As medidas incluem novos canais de atendimento como telemonitoramento diário, a consulta on-line Coronavírus, contratação de mais profissionais, além de restrição de visitas nos hospitais da rede própria, bem como campanha educativa nas ruas e capacitação das equipes. As iniciativas visam, sobretudo, oferecer o melhor atendimento aos clientes Unimed-BH, garantir a segurança dos beneficiários, médicos cooperados e da equipe assistencial das unidades de saúde, além de dar apoio à sociedade no combate à disseminação.

“Como cooperativa médica, temos o compromisso de zelar pela saúde tanto dos nossos clientes, quanto dos nossos médicos cooperados e das equipes. Diante do aumento do número de casos, as principais medidas que temos adotado são para retardar e prevenir o contágio da doença. O isolamento social é fundamental nesse momento”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

Atendimento aos clientes

Para diminuir o risco de contaminação e evitar o aumento do tempo de espera dos atendimentos urgentes, a Unimed-BH colocou à disposição a consulta on-line Coronavírus, disponível pelo link www.unimedbh.com.br/coronavirus. O paciente responde algumas perguntas sobre os sintomas que apresenta e sobre o histórico de viagens ou contato com casos suspeitos e confirmados e, em seguida, é direcionado para o agendamento. O novo serviço foi lançado essa semana e está disponível, inicialmente, das 8h às 20h.

Para clientes com suspeita da doença que estão em isolamento domiciliar, a Unimed-BH também está oferecendo o telemonitoramento diário. O serviço funciona da seguinte maneira: após o diagnóstico da suspeita, o paciente que está isolado em casa é acompanhado diariamente durante os 14 dias de quarentena, identificando se houve piora ou melhora do estado de saúde. Em caso de piora dos sintomas, a equipe orienta o paciente sobre o melhor percurso assistencial.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os clientes são aconselhados a evitar os pronto-atendimentos. O objetivo é diminuir o risco de contaminação e o aumento do tempo de espera dos atendimentos urgentes.

Entre as principais ações da cooperativa também está a contratação de profissionais de saúde. A previsão é que sejam contratados 200 profissionais da assistência nos próximos dias.

Campanha

A partir desta semana, a Unimed-BH colocou no ar uma campanha de conscientização e mobilização, convidando toda a população a adotar comportamentos para evitar a propagação do novo coronavírus. O objetivo é orientar seus diversos públicos e a comunidade sobre os riscos da doença e a importância de adotar hábitos de higiene e respeitar o isolamento domiciliar. O slogan ressalta a mensagem da necessidade do pensamento coletivo: “O combate ao novo coronavírus é um dever de todos”. A campanha estará em todos os canais de comunicação.

Medidas adotadas nos hospitais da rede própria

Para diminuir a circulação de pessoas nos hospitais, a Unimed Belo Horizonte também adotou algumas medidas restritivas em relação às visitas de pacientes internados. Será proibida a entrada de visitantes/acompanhantes com idade menor que 14 anos e maior que 65 anos; as visitas serão limitadas a um visitante com duração máxima de uma hora; é proibido visitantes/acompanhantes  com sintomas gripais; é proibido visitantes/acompanhantes que tiverem retornado de visita ao exterior nos últimos 14 dias; as visitas devem ser restritas ao leito do cliente não sendo permitido circulação pelo hospital.

As cirurgias eletivas serão suspensas temporariamente, sendo priorizadas apenas as cirurgias de emergência.

Ações para médicos cooperados, colaboradores e parceiros

O momento exige dedicação ainda maior dos profissionais de saúde que estão empenhados e seguindo rigorosamente todas as recomendações dos órgãos nacionais e internacionais.

A cooperativa tem reforçado os canais de relacionamento para garantir que médicos e colaboradores estejam alinhados sobre as principais medidas de contenção da doença. Para os 5.600 médicos cooperados, o foco está na capacitação e orientação sobre o fluxo de atendimento aos clientes. Os médicos têm acesso aos conteúdos educacionais, por meio de podcasts e vídeos de especialistas sobre o novo coronavírus.

Com mais de 5 mil colaboradores, a Unimed-BH também adotou diversas ações preventivas para evitar a transmissão do vírus entre as equipes. Entre as ações está o home office para as áreas administrativas; suspensão temporária de viagens e antecipação do calendário de vacinação para todas as equipes. Os colaboradores que chegam de viagem do exterior estão de quarentena preventiva. Além disso, foram suspensas as férias das equipes diretamente envolvidas no atendimento.

A Unimed-BH está intensificando a comunicação e o cuidado com todos os seus públicos de relacionamento e tomará todas as medidas para garantir a segurança e o melhor atendimento aos clientes.

Unimed-BH

Gerência de Comunicação Corporativa

Cristiane Sanches | cristiane.oliveira@unimedbh.com.br

Atendimento à Imprensa

Daniela Maia | daniela.maia@unimedbh.com.br – (31) 3229-5240

Fran Dornelas francimilia.santiago@unimedbh.com.br – (31) 99114-8309

Bruno Mafra | bruno.mafra@redecomunicacao.com.br – (31) 99217-6603

Related Posts