Iniciativa vai compartilhar aprendizados e experiências de profissionais, empreendedores e jovens do Morro das Pedras envolvidos no projeto. Rodas de conversas serão exibidas dias 25 e 26 de setembro
O Somos Comunidade, idealizado pelo Instituto Unimed-BH e realizado pela Coreto Cultural, apresenta o “Morro Talks”, com exibição virtual dos registros das duas rodas de conversas que reuniram artistas, empreendedores e colaboradores do projeto no palco do Palácio das Artes. O intuito é dar visibilidade aos encontros e compartilhar aprendizados e experiências de profissionais, empreendedores e jovens do Morro das Pedras, participantes do projeto. Os vídeos serão exibidos nos dias 25 e 26 de setembro, sábado e domingo, às 20h, no canal do Youtube e site do Somos Comunidade.
O Morro Talks é uma das fases finais do ciclo 2020/2021 do Somos Comunidade. Todos os participantes das rodas de conversa atuaram durante as etapas de Mapa Afetivo, HackaCom, Formação e, também, na produção do documentário-espetáculo “Não há Sol à Sós”, que estreia em outubro de 2021.
Referente ao material do “Morro Talks” que vai ser compartilhado com o público, a diretoria artística e de operações da Coreto Cultural, Lilian Nunes, diz que os depoimentos dos moradores do Morro das Pedras, dos colaboradores do Programa Somos Comunidade, do Instituto Unimed-BH e da Escola de Artes Instituto Unimed-BH reforçam que o projeto está no caminho certo. “A verdadeira transformação comunitária se dá por meio da acolhida, da escuta e do trabalho co-criado colaborativamente. A Coreto sente-se honrada em construir, junto com a comunidade e com o Instituto Unimed-BH, um programa de impacto social criativo no Morro das Pedras, local que tanto nos ensina e que reúne inúmeros talentos e grande potencial”.
Momentos de escuta sobre as experiências vividas pelos participantes do Somos Comunidade de 2021 e avaliações dos impactos da edição do projeto no Morro das Pedras, ganharam destaque nas conversas. No dia 25 de setembro, sábado, às 20h, vai ao ar o encontro que teve como tema “Artistas e empreendedores do Morro das Pedras”. Em pauta, os desafios e oportunidades encontradas e o que fica de legado para a comunidade. Os participantes dessa roda de conversa são todos moradores do Morro das Pedras e são prestadores de serviços para o Somos Comunidade: Dodó Silva (produtor executivo, músico e fotógrafo), Fred Amorim (assistente de produção e catering), Iago Henrique (assistente de produção e cinegrafista), Patrícia Vieira (produtora executiva), Rick Silva (artista e técnico de som), Maria Flor Canuto (oficineira, figurinista, cenógrafa e ilustradora), Mano Coti (artista), Vinição (artista), Rosilaine Cardoso (serviços gerais), Ione Soares (assistente de produção) e Hudson Brum (assistente de produção).
Patrícia Vieira, moradora do Morro das Pedras e que é uma das produtoras do Somos Comunidade, ressaltou a centralidade da comunidade nas discussões. “Foi um momento de muita emoção dividir o palco com os meus. Ali estavam presentes pessoas que são referência, pessoas que me representam, que representam o Morro das Pedras. Ouvir histórias, compartilhar momentos, estar num projeto que realmente mexeu com todo mundo, com quem produziu, com quem participou, com os moradores. Estar ali presente naquele espaço, no palco do Palácio das Artes, que muitas vezes quem dos nossos frequentou foi somente na plateia, foi uma experiência incrível. Estávamos ali, a favela sendo reverenciada”, conta Patrícia.
No domingo (26/09), domingo, às 20h, será apresentada a roda de conversas “Escola de Artes Instituto Unimed-BH”, na qual os participantes falam dos desafios de manter a escola funcionando em ano pandêmico e os impactos para crianças e jovens participantes da Escola de Artes. Participaram do encontro Marjorie Quast (direção geral – Escola de Artes IUBH), Inês Amaral (direção artística e coordenação pedagógica – Escola de Artes IUBH), Cyntia Reyder (professora balé clássico – Escola de Artes IUBH), Eliatrice Gischewski (professora balé clássico – Escola de Artes IUBH), Hanna Araújo (professora balé clássico – Escola de Artes IUBH), Luciana Lanza (professora balé clássico – Escola de Artes IUBH), Marlon Castro (professor danças urbanas – Escola de Artes IUBH), Renato da Costa (professor percussão – Escola de Artes IUBH), Raphael Araújo (professor percussão – Escola de Artes IUBH), Fabiana Romoaldo (coordenação percussão – Escola de Artes IUBH), Renata Botelho (colaboradora do Instituto Unimed-BH) e Sheila Silva (colaboradora do Instituto Unimed-BH).
A diretora artística e coordenadora pedagógica, Inês Amaral, uma das convidadas do Morro Talks, destaca o poder transformador da arte que se evidenciou nas conversas da mesa que participou. “Um encontro entre pessoas que acreditam na arte como uma forma de transformar vidas. Momento que me encheu o coração ao nos surpreendermos com o tamanho e a beleza da trajetória já construída por tantas mãos, e que faz parte da história de muitas vidas na comunidade Morro das Pedras”.
SERVIÇO
Somos Comunidade: Morro Talks “Artistas e empreendedores do Morro das Pedras”
Dia 25 de setembro – sábado, às 20h
Exibição: Youtube Somos Comunidade – https://bit.ly/3hHGpU2
Site: www.somoscomunidade.com.br
Somos Comunidade: Morro Talks: Escola de Artes Instituto Unimed-BH
Dia 26 de setembro – domingo, às 20h
Exibição: Youtube Somos Comunidade – https://bit.ly/3hHGpU2
Site: www.somoscomunidade.com.br
Informações para a imprensa:
Luz Comunicação – www.luzcomunicacao.com.br – @Luz.comunica
Coordenação: Jozane Faleiro – jozane@luzcomunicacao.com.br – 31 99204.6367
Atendimento: Wandra Araújo – luzcomunicacaoimprensa@gmail.com – 31 99964.5007
HISTÓRICO SOMOS COMUNIDADE
O Somos Comunidade é a evolução do Festival Cultural Instituto Unimed-BH, realizado desde 2012, e que levou centenas de crianças e jovens do Morro das Pedras para a apresentação de um espetáculo anual nos melhores palcos e teatros da cidade. Sua trajetória está intimamente ligada à identidade do Morro das Pedras, nascida a partir da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, projeto realizado pelo Instituto, desde 2007, que conta com a parceria da Escola Municipal Hugo Werneck e a coordenação do Núcleo Artístico de Dança/Camaleão Cia de Dança e o Grupo Cultural Arautos do Gueto.
Mais do que promover o bem-estar e formação para seus alunos, o projeto busca proporcionar uma vivência de valorização, estimular a melhoria da autoestima e o empoderamento das crianças e jovens beneficiados. O Festival conta ainda em seu elenco com outros grupos de projetos realizados ou patrocinados pelo Instituto Unimed-BH, como Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, Orquestra Sinfônica de Betim, Sociedade do Riso e Dança a Dois.
Em 2014, o Festival Cultural Instituto Unimed-BH ganhou o reforço da Coreto Cultural, produtora que também abraça as iniciativas e os talentos do Morro das Pedras para além de suas fronteiras geográficas e sociais. Ano a ano, o Festival fortaleceu sua natureza de potência coletiva e, em 2017, ganhou as ruas para mostrar o talento e a identidade das sete vilas do Morro, realizando sua primeira apresentação em praça pública, na Praça da Estação. A partir de 2018, já como Festival Somos Comunidade, realizou apresentações na Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa, e, em 2019, no Parque Lagoa do Nado, região norte de Belo Horizonte. Buscando uma relação cada vez mais próxima com a comunidade Morro das Pedras, o projeto foi transformado e chega, em 2020/2021, num formato contemporâneo e com maior impacto, sendo um programa de cultura e educação. Desde setembro de 2020, o Programa Somos Comunidade vem sendo desenvolvido em cinco etapas: Mapa Afetivo, HackaCom, Formação, Morro Talks e Espetáculo Documentário.
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da UnimedBH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Programa Somos Comunidade: cultura e educação com impacto social de base
Site oficial: www.somoscomunidade.com.br
Realização: Coreto Cultural – www.coretocultural.com.br
Patrocínio e parceria: Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2mil médicos cooperados e colaboradores por meio da Lei de Incentivo à Cultura – www.institutounimedbh.com.br
Apoio: Instituto Periférico – www.institutoperiferico.org
Projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura / Pronac nº 193548 e pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte nº 0873/IF/2018.