Release

Instituto Unimed-BH une Verbo Gentileza e Savassi Festival em uma collab inédita

Shows para crianças e adultos fazem parte da programação dos dois eventos que ocorre neste fim de semana

Em uma collab inédita viabilizada com a parceria do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo aos dois projetos, o Savassi Festival se une ao Festival Verbo Gentileza para levar arte, música, gastronomia para as praças de Belo Horizonte. Ambos os eventos, que buscam ocupar espaços públicos para gerar novas formas de experienciar a cidade, acontecerão simultaneamente na Praça Floriano Peixoto e na Praça da Savassi nos dias 19, 20 e 21 de agosto. A programação cultural faz parte do Circuito Instituto Unimed-BH 2022 que tem como propósito levar diversão, arte e experiências únicas para as praças de Belo Horizonte e região metropolitana.

O Instituto Unimed-BH também assina um dos palcos dos dois eventos onde acontece vários shows da programação. No dia 20 de agosto, sábado, o Palco Instituto Unimed-BH do Verbo Gentileza recebe, por meio da colaboração entre os projetos, o Jazzinho – Jazz Para Crianças, que terá atrações como Décio Gioielli apresenta o show “Caetano Veloso para Crianças e Outras Brincadeiras”, Lívia Mattos em “A Sanfonástica Mulher Lona” e para encerrar, Luísa Mitre, Alexandre Andrés e Lucas Telles homenageiam os 50 anos do Clube da Esquina com o show “O Clube da Esquina para Criança”, dirigido por Rodrigo Borges. No domingo (21) acontece aula de Yoga com Gongo com Renato Moura, Gabriel Bruce e ICONILI e, além disso, o evento contará com roda de conversa sobre o tema gentileza.  

Já a programação do Palco Instituto Unimed-BH no Savassi Festival será repleta de atrações para quem curte jazz. No domingo, 21, o espaço receberá diversos shows a partir das 15h, entre eles, o do Fernando Cabral Trio, da cantora Enji Erkhem, artista da Mongólia, e do Sexteto Sucupira.

A programação do Circuito Instituto Unimed-BH é viabilizada pela participação de mais 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed‑BH, via Lei de Incentivo à Cultura, e pelo patrocínio da Cooperativa via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Roda de conversa aborda o tema gentileza

Um novo mundo exige uma nova postura, uma nova consciência, uma nova forma, olhando para si, para o coletivo e para o planeta. O Festival Verbo Gentileza convidou especialistas para debater o assunto na roda de conversa Vila Gentileza – a inauguração do novo mundo. A roda de conversa será composta por Fina Nicolai, fazedora-mor do Festival Verbo Gentileza, Pedro Miranda, da Abundance Brasil, Rosana Chaves, da Unimed-BH, e Gabriela Santoro, da Somos Comunidade. Atração acontecerá no 3º dia de evento – dia 21 de agosto, domingo, das 15h15 às 16h15. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do Festival Verbo Gentileza.

Bicicletas compartilhadas gratuitas

Aproveitando os dois eventos no mesmo fim de semana, a Unimed-BH, junto ao Instituto, promove uma ação especial para integrar ainda mais os dois festivais. Nos dias 20 e 21 de agosto serão instalados bicicletários do Projeto Bike BH na Praça Floriano Peixoto e na Praça da Savassi. A proposta é permitir que a população circule pelos dois festivais usando as bikes e aproveite a ampla ciclovia disponível na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

No sábado (20) e domingo (21) o bicicletário vai funcionar na rua Manaus, dentro do Festival Verbogentileza. No domingo (21) será instalado um novo ponto na Av. Getúlio Vargas, na Savassi, e os usuários poderão transitar entre os dois eventos. Para usar as bicicletas, o usuário precisa baixar e se cadastrar no aplicativo Bike BH. Acesse aqui: http://www.movesamba.com.br/bikebh/download.aspx.

No local haverá promotores para orientar o público sobre como baixar o aplicativo, se cadastrar e usar as bicicletas. O horário de funcionamento dos bicicletários será de 10h às 18h e o uso será gratuito por até 1h. Após esse tempo será cobrado no cartão de crédito o valor do bicicletário de R$ 6,00/hora.

Programação musical

Palco Instituto Unimed-BH – Festival Verbo Gentileza

Dia: 20 de agosto (sábado)

Evento: Jazzinho – Jazz Para Crianças

10:45 – Caetano Veloso para crianças e outras brincadeiras: Décio Gioielli e André Perine (SP)

11:15 – A sanfonástica mulher lona | Lívia Mattos (BA)

11:45 – O Clube da Esquina para crianças: Luísa Mitre, Alexandre Andrés e Lucas Telles, direção Rodrigo Borges

Palco Instituto Unimed-BH no Savassi Festival

No domingo, 21 de agosto, o Palco Instituto Unimed-BH no Savassi Festival recebe uma programação com atrações nacionais e internacionais. Confira:

15:30 – Leandro Cabral Trio (SP)

17:00 – Pré-lançamento do álbum Apnéia | Lívia Mattos (BA)

18:30 – Enji Erkhem (Mongólia)

20:00 – Sexteto Sucupira (RJ)

SAIBA MAIS SOBRE OS FESTIVAIS:

Savassi Festival: Jazz e arte acessível a todos

O Savassi Festival volta à sua vocação principal: estimular e difundir o jazz e a música instrumental em Belo Horizonte, através de uma extensa programação em espaços públicos. Artistas nacionais e internacionais ocupam, de 15 a 22 de agosto, ruas, bares, restaurantes, teatros e equipamentos públicos, celebrando a vigésima edição do evento.

Confira a programação completa aqui: https://savassifestival.com.br/programacao/

Verbo Gentileza: Respirar e Regenerar

Com o tema “Respirar e regenerar”, o Festival busca ser uma ponte entre a inspiração e ação para mudar as formas de viver em coletivo, principalmente nos grandes centros urbanos. Entre os dias 19, 20 e 21 de agosto, o público encontra uma programação repleta de shows, vivências, rodas de conversa e também expositores de artesanato, além de food bikes e food trucks. A participação é gratuita e acessível para pessoas com deficiência.

Para ficar por dentro de toda a programação, clique aqui: http://verbogentileza.com.br/

Sobre o Circuito Instituto Unimed-BH

Criado em 2010, o Circuito Instituto Unimed-BH oferece extensa programação artística e de lazer de forma gratuita com a intenção de mobilizar a população a ocupar e frequentar os espaços públicos da cidade. Os lugares das apresentações serão as praças adotadas pela Unimed-BH, como a Praça Floriano Peixoto e da Saúde, além das Praças Milton Campos (em Betim), e da Glória (em Contagem). A programação do Circuito Instituto Unimed-BH é viabilizada pela participação de mais 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed‑BH, via Lei de Incentivo à Cultura, e pelo patrocínio da Cooperativa via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Sobre o Instituto Unimed-BH 

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais. 

Related Posts