Escute a entrevista com o infectologista e cooperado da Unimed-BH, Estevão Urbano, sobre o atual momento da pandemia da Covid-19, ômicron, vacinação e influenza.

Escute a entrevista com o infectologista e cooperado da Unimed-BH, Estevão Urbano, sobre o atual momento da pandemia da Covid-19, ômicron, vacinação e influenza.
A Unimed-BH acaba de conquistar o Selo ESG Unimed na categoria Ouro. Trata-se de uma certificação da Unimed do Brasil, de adesão voluntária, que avalia a atuação e maturidade das cooperativas e de suas unidades, como os hospitais de rede própria, na agenda de Sustentabilidade. A Unimed-BH aderiu à certificação e foi avaliada enquanto Operadora.
“A sustentabilidade é parte da essência cooperativista da Unimed-BH. Já são anos de atuação nessas frentes e tivemos uma evolução significativa a partir do Diagnóstico de Sustentabilidade, realizado em 2023, e este reconhecimento reflete o compromisso de colaboradores e médicos cooperados. Seguimos firmes em nossos compromissos estratégicos para 2025, contribuindo para uma sociedade mais justa e um planeta sustentável”, comenta a diretora de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade, Mercês Fróes.
Sobre o Selo ESG Unimed
Baseado em padrões nacionais e internacionais, como ISEB3, GRI e Pacto Global da ONU, o Selo ESG Unimed substitui o Selo de Governança e Sustentabilidade que existia desde 2003. Na nova certificação, a depender da maturidade, as cooperativas podem conquistar o Selo nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. A edição contou com a participação de 113 Unimeds e 60 hospitais.
Para a certificação, a Unimed do Brasil elaborou 76 questões divididas entre as temáticas ambientais, sociais e de governança, além de um bloco institucional, que avalia adesão aos programas da Confederação. Ao longo de 2023, foram realizadas duas fases piloto para avaliação e reformulação do processo. Em 2024, a certificação foi oficialmente implementada, com periodicidade anual, tendo um período de manutenção da certificação realizada após 6 meses.
Objetivo é impulsionar startups (healthtechs) e atrair novos parceiros estratégicos para transformar o setor
A Unimed-BH, por meio do Horizontes Hub, e a Abertta Saúde, autogestão em saúde dedicada aos empregados da ArcelorMittal no Brasil e seus dependentes, anunciam parceria estratégica para gerar R$ 60 milhões de investimentos em negócios inovadores na área da saúde. A iniciativa será realizada nos próximos quatro anos e está aberta à adesão de outras empresas do setor, fundos de investimento e companhias de tecnologia interessadas em se tornar parceiras.
O recurso será direcionado a startups que atuam em diferentes frentes da saúde, como experiência do paciente, saúde mental e bem-estar, medicina preventiva, atenção primária, novos modelos de saúde corporativa, gestão de pacientes crônicos, automação de prontuários médicos, educação médica, inteligência artificial, internet das coisas e eficiência na gestão de operadoras, hospitais e consultórios.
“Ao longo dos anos, a Unimed-BH tem fortalecido a sua estratégia de investimentos e esta parceria com a Abertta Saúde é mais um avanço que reforça a nossa essência inovadora. Com o Horizontes Hub, passamos a diversificar ainda mais as nossas frentes de atuação, sempre com o objetivo de atingir resultados ainda melhores para a nossa Cooperativa, nossos cooperados, clientes e todo o setor de saúde. A proposta aqui é unir forças com atores estratégicos para que, juntos, possamos superar os desafios complexos do segmento de saúde brasileiro”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.
O anúncio foi feito na quarta-feira, 14 de maio, durante a inauguração das instalações do Horizontes Hub, em Belo Horizonte, que começa a operar com três ambientes de inovação chamados de ‘labs de futuro’: Lab Consultório 2030, voltado para aproximar médicos de novas tecnologias digitais, como check-in automatizado e assistentes com IA que podem apoiá-los durante a consulta; Lab Meta-Saúde, que conta com dispositivos vestíveis, equipamentos inteligentes e experiências com realidade virtual e impressão 3D que facilitam o cuidado com a saúde e bem-estar; Lab IA na Saúde, com demonstrações práticas de inteligência artificial generativa pode melhorar e agilizar os atendimentos de saúde, coletar informações, interagir com o paciente para entender os seus sintomas e apoiar no direcionamento do tipo de atendimento mais adequado para cada caso.
Além destes espaços de inovação, o Horizontes Hub oferece estrutura de coworking para startups e empresas de tecnologia. A Framework Digital é o primeiro parceiro residente, com foco no desenvolvimento de soluções digitais para saúde. Também está aberta seleção para startups interessadas em ocupar o espaço por três meses, com o objetivo de ampliar conexões estratégicas.
Horizontes Hub
Lançado em agosto de 2024, o Horizontes Hub surge como o primeiro hub brasileiro de inovação em saúde a reunir inovação aberta, novos negócios e labs de experimentação de tendências e novidades tecnológica. Segundo Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH, “o objetivo é expandir a atuação da cooperativa no ecossistema de inovação e contribuir com a transformação do setor”.
O Horizontes Hub já opera o Horizontes Studio, um marketplace de soluções digitais e de inteligência artificial voltado para empresas de saúde, com mais de 50 clientes em todo o Brasil. Entre os produtos, destaca-se a plataforma de telemedicina usada pela Prefeitura de Belo Horizonte no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o seu lançamento, o Horizontes Hub concluiu o investimento em duas startups que também ofertam produtos no seu marketplace. A primeira delas foi a SOI, uma startup de oncologia (oncotech) que apresenta uma plataforma com soluções de inteligência artificial para apoiar médicos a tornar os tratamentos oncológicos mais seguros e precisos, equilibrando qualidade e sustentabilidade. Já a Dr. Scriba é uma startup que oferece assistente de voz com IA para agilizar o trabalho médico, automatizando a criação de registros e documentos de saúde, como prontuários, receitas e atestados.
A iniciativa também conta com uma plataforma digital de inovação aberta, que conecta empresas da rede Unimed-BH a startups, universidades e pesquisadores, permitindo o lançamento de desafios e a avaliação de pesquisas com potencial de aplicação prática.