Release

Unimed-BH apoia Centro de Inovação para avanços na Inteligência Artificial em Saúde

A cooperativa é uma das cofinanciadoras de projeto pioneiro voltado para a pesquisa avançada e o desenvolvimento tecnológico da saúde no Brasil

O Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde (CIIA-Saúde), que será sediado no Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), terá cofinanciamento da Unimed-BH e do Governo de Minas Gerais. O projeto foi um dos seis selecionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para a criação e o financiamento de Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial no Brasil. As propostas avaliadas tinham as áreas temáticas em Saúde, Agricultura, Indústria e Cidades Inteligentes.

O CIIA-Saúde trata-se de um centro multidisciplinar e multi-institucional, integrando as áreas de ciências exatas e da saúde, com financiamento público e privado. A instituição-sede e centro coordenador será o DCC/UFMG, e integrará nove entidades de ensino superior das regiões Sudeste, Sul e Norte do país, além da colaboração de instituições acadêmicas internacionais. Além da Unimed-BH, o projeto também terá a parceria e o financiamento de empresas de tecnologia e educação.

A equipe técnica do CIIA-Saúde será responsável por desenvolver soluções baseadas em inteligência artificial (IA) dentro de eixos temáticos: autocuidado; prevenção de doenças e promoção da saúde; auxílio ao diagnóstico e tratamento de doenças para os profissionais de saúde; apoio à gestão e organização de recursos e serviços de saúde; dentre vários outros. Irá utilizar sistemas e bases de dados públicos e privados, dentro dos alcances da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“A Unimed Belo Horizonte sempre teve a inovação como um dos seus valores ao longo dos seus 50 anos. Nesse período, estivemos fortemente comprometidos com o desenvolvimento tecnológico na área da saúde. Para nós, é uma honra apoiar e cofinanciar a pesquisa avançada e o desenvolvimento tecnológico da saúde no Brasil, por meio do Centro de Inovação em Inteligência Artificial em Saúde. Acreditamos que esse projeto pioneiro trará resultados práticos e concretos para a sociedade como um todo”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

Related Posts