
Related Posts

Unimed-BH e Instituto Unimed-BH firmam parceria inédita com Minas Tênis Clube
A iniciativa vai viabilizar a ampliação do espaço cultural do clube que receberá o nome de Centro Cultural Unimed-BH Minas
A partir desta quinta-feira, 10 de dezembro, o Minas Tênis Clube firma parceria com a Unimed-BH e o Instituto Unimed-BH, apresentando para a capital mineira o Centro Cultural Unimed-BH Minas. Já conhecido pelo público, o espaço cultural do octogenário Clube, que integra o Circuito Liberdade, passa a ter o apoio da Unimed-BH através do Instituto Unimed-BH que viabilizará, por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a biblioteca, com cerca de seis mil exemplares, e mais três exposições na Galeria de Arte. E, por meio de recurso direto, serão abertas duas salas de cinema, com aproximadamente 60 lugares. Todos os espaços, como sempre, continuam sendo acessíveis para o público em geral, sócios e não sócios do Minas. A formalização da parceria será no dia 10/12, com a presença do presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santigo, e do diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam. O evento contará com o show/live do cantor e compositor mineiro Wilson Sideral, que será transmitido, a partir das 19h, pelos canais oficiais da Unimed-BH e do Minas Tênis Clube no YouTube.
Para Samuel Flam, o Centro Cultural Unimed-BH Minas reforça o propósito da Cooperativa, que por meio do Instituto Unimed-BH está há quase 20 anos apoiando a cultura e a arte na região metropolitana de Belo Horizonte. “O Programa Sociocultural Unimed-BH, que é conduzido pelo Instituto Unimed-BH, foi apontado pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, como uma das maiores iniciativas de captação de incentivo fiscal por meio de pessoas físicas do país. Atualmente, o programa conta com a adesão de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH e, mesmo durante a pandemia de 2020, apoiou mais de 30 projetos”, reforça o diretor-presidente. Além disso, o novo acordo entre a Unimed-BH, Instituto Unimed-BH e o Minas Tênis Clube celebra também os 50 anos da Cooperativa, que será comemorado em abril de 2021.
O presidente minastenista Ricardo Vieira Santigo aponta a importância do encontro entre Minas e a Unimed-BH. “A parceria tem como objetivo viabilizar a manutenção, a solidificação e a expansão do Centro Cultural, com a construção da biblioteca e das duas salas de cinema. Ou seja, vamos levar para mais pessoas cultura, conhecimento e entretenimento”, atesta. André Rubião, diretor de Cultura do Clube, vê novos ares para o Centro Cultural. “A parceria com a Unimed-BH e o Instituto representa uma virada para o Centro Cultural Minas Tênis Clube. Trata-se não somente de viabilizar as duas salas de cinema e a biblioteca, sonho antigo de expansão do nosso espaço, mas de perpetuar a qualidade dos eventos, muitos deles gratuitos,” afirma.
A primeira ação em conjunto foi o patrocínio da exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”, que ocupa os 412m² da Galeria de Arte até o dia 24 de janeiro de 2021. Rubião aponta a mostra como um marco da parceria. “Mesmo em um momento de crise como esse que estamos vivendo, Minas e Unimed-BH somam esforços para continuar acreditando no papel da cultura de transformar a sociedade. Vida longa à parceria, da qual já podemos apreciar seus frutos, a exposição ‘Amilcar de Castro – Matéria e Luz’, que está na nossa Galeria de Arte”, diz o diretor.
O presidente Ricardo Vieira Santiago finaliza com a celebração do encontro entre as marcas. “A parceria do Clube com a Unimed-BH apresenta a união de dois importantes nomes da capital mineira em consonância com a qualidade do serviço prestado, o apuro com a excelência e o cuidado com a saúde física e o bem-estar dos belo-horizontinos”, observa. “Em um ano atípico como o de 2020, firmar uma parceria em prol da cultura da capital mineira é um marco. Um dos pilares do Minas é a cultura, porque acreditamos que ela é, juntamente com o esporte, a base de formação de cidadãos com senso crítico e capazes de ir além”, explica o presidente.
Show/Live
Para celebrar a parceria, será apresentado, nesta quinta-feira (10/12), às 19h40, nos canais oficiais do Minas Tênis Clube e da Unimed-BH no YouTube, o show/live do cantor e compositor mineiro Wilson Sideral. Na ocasião, o artista, que soma 23 anos de carreira, lança o seu mais recente trabalho, o disco “Tropical Blues Vol. 2”, com releituras de clássicos da música popular brasileira, como “Certas coisas”, de Lulu Santos e Nelson Motta, “Mosca na sopa”, de Raul Seixas, “Maior abandonado”, de Cazuza e Roberto Frejat, entre outras.
Sobre o Centro Cultural
Inaugurado em 2013 com recursos do Minas Tênis Clube e patrocínios via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural é integrado pelo Teatro, com capacidade total para 612 pessoas (incluindo espaço para cadeirantes), Galeria de Arte, com 412m², que já recebeu 20 exposições, Centro de Memória, com a exposição permanente “Minas Tênis Clube: várias histórias”, com cerca de três mil itens históricos expostos (incluindo 28 vídeos, indumentárias, troféus, documentos e mobiliário), Café Cultural, duas salas Multimeios e, com previsão de inauguração para 2021, a biblioteca, e para 2022, o cinema. O espaço visa democratizar e incentivar o acesso à cultura e à arte e, desde meados de 2019, integra o Circuito Liberdade.
Além de abrigar a arte, o Centro Cultural promove projetos que dão espaço, capacitam e fomentam a cultura na capital. São programas como o “Letra em Cena. Como ler…”, com curadoria do jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, que apresenta, gratuitamente, nomes e obras da literatura nacional e internacional em língua portuguesa; a Série de Concertos, que, desde 2013, sob a direção artística da pianista e professora Celina Szrvinsk, traz para o público, a preços populares, recitais de grandes nomes da música clássica mundial; o Cena Técnica, que recebe, gratuitamente, palestrantes de todo o país, especialistas em luz, som, cenografia e todo o tipo de trabalho nos bastidores de espetáculos cênicos e musicais, com entrega de certificado; e o Sarau Minas Tênis Clube, que realiza, por meio de edital, shows de novos talentos da música de Belo Horizonte, interpretando obras de artistas de relevância nacional.
Em 2019, o Centro Cultural Minas Tênis Clube promoveu 475 ações culturais, somando um público de mais de 170 mil pessoas. O Teatro foi palco para 269 eventos, entre shows, peças para os públicos adulto e infantil, dança, concertos, palestras, bate-papos, filme e cursos de capacitação. O Centro de Memória recebeu visitas mediadas e ações do Circuito de Museus. A Galeria de Arte recebeu, até o momento, 20 exposições de artistas de relevância internacional, palestras, lançamentos de catálogos, oficinas, visitas mediadas, além de integrar a programação do Noturno nos Museus. O Café Cultural promoveu e recebeu palestras literárias, lançamentos de livros e debates.
Unimed-BH
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando a ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando mais de 16 mil postos de trabalho viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Serviço:
Assinatura do contrato de parceria entre Unimed-BH, Instituto Unimed-BH e Minas Tênis Clube – Centro Cultural Unimed-BH Minas
Data: 10 de dezembro, quinta-feira.
Horário: 19h.
Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2.244. Lourdes).
Evento exclusivo para convidados.
Show/Live com Wilson Sideral
Horário: 19h40
Transmissão: canais oficiais do Minas Tênis Clube e da Unimed-BH no YouTube.

Exposição celebra os 100 anos do artista mineiro Amilcar de Castro
Com patrocínio do Instituto Unimed-BH, mostra na Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube marca o centenário de um dos mais representativos escultores e designers de MG
Dobrar, cortar, criar sobre uma chapa de aço. Tornar leve e iluminado um material pesado. Transformar o metal em beleza. Assim foi a carreira do escultor, pintor e designer Amilcar de Castro (1920-2002), mineiro de Paraisópolis, considerado por críticos e historiadores culturais como um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira. Para comemorar o centenário do nascimento do artista, o Minas Tênis Clube, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, inaugura uma mostra que reúne cerca de 50 obras de Amilcar, entre esculturas, eucatex, papel e telas.
Sob a curadoria de Rodrigo de Castro, filho do artista, a exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz” fica disponível na Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), entre os dias 12 de novembro de 2020 até 24 de janeiro de 2021. O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos e feriados, das 11h às 19h. O CCMTC fica na Rua da Bahia, nº 2244, bairro de Lourdes. A entrada é gratuita.
A ideia da exposição, segundo Rodrigo de Castro, não é fazer uma retrospectiva da carreira de Amilcar. “Selecionaremos as obras mais importantes, aquelas que traduzem, da melhor forma, o trabalho de Amilcar. O fio condutor da mostra é a sensibilidade criativa de Amilcar, a partir de um diálogo permanente entre matéria e luz”, diz o curador. Para Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora Institucional do Instituto Unimed-BH, parceiro do Minas Tênis Clube e patrocinador máster da mostra, essa é uma iniciativa importante para a valorização da arte mineira. “São muitas mãos atuando em parceria, conferindo destaque para Belo Horizonte e Minas Gerais no cenário nacional”, afirma Fróes.
RECONHECIMENTO
A obra de Amilcar de Castro é bem conhecida dos belo-horizontinos, já que muitas de suas esculturas estão espalhadas em pontos importantes da capital, inclusive no passeio e na fachada do CCMTC, na rua da Bahia. No local, foram instalados, em agosto, também como parte das comemorações pelo centenário do artista, a imagem de uma pintura inédita, com 140 m², e uma escultura em aço (sem título), criada por ele nos anos 1990, medindo tem 2,30m x 1,87m. “As telas são raramente expostas por exigirem um espaço disponível com as dimensões adequadas e suficientes para acomodar a obra. E quando me falaram da dimensão do vidro disponibilizado para a plotagem, não tive dúvida sobre o que colocar”, explica Rodrigo de Castro.
O diretor de Cultura do Minas Tênis Clube, André Rubião, ressalta a importância de se abrigar a mostra. “Reconhecido internacionalmente, Amilcar de Castro foi responsável pela formação de toda uma geração de artistas por meio de uma metodologia própria cunhada no Núcleo Experimental da Escola Guignard. É um prazer e uma ação importantíssima do CCMTC mostrar para o público uma inédita reunião de obras do artista”, afirma.
Maria das Mercês Quintão Fróes comenta que essa exposição, em um espaço nobre e acessível a todos, representa mais do que uma simples homenagem a um artista mineiro de renome internacional. “Como as obras de Amilcar de Castro são feitas em formas e materiais tão representativos da história de nosso estado, celebramos também o pensar e o produzir cultura em todas as suas possibilidades”, exalta a diretora do Instituto Unimed-BH.
PARCERIA
Mercês Fróes acrescenta que este projeto inaugura uma nova parceria entre o Minas Tênis Clube e o Instituto Unimed-BH. Ao todo, a iniciativa propõe a realização de quatro exposições de artes visuais, além de atividades de educação, como palestras, workshops e a presença de monitores capacitados. Toda a programação será gratuita, como forma de garantir a amplitude de acesso a informações culturais aos visitantes em geral.
“O contexto que estamos vivendo torna ainda mais importante essa celebração, pois compreendemos a responsabilidade das instituições culturais na retomada da economia, na geração de bem-estar e no fomento ao emprego e renda”, destaca a diretora. Inaugurado há 20 anos, o Programa Sociocultural Unimed-BH é uma das maiores iniciativas de captação de incentivo fiscal por meio de pessoas físicas no país, administrado pelo Instituto Unimed-BH, por meio do investimento de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores da Cooperativa.
MINIDOCUMENTÁRIO
Para celebrar o centenário de Amilcar de Castro, que nasceu em 8 de junho de 1920 e morreu em 2002, o Minas Tênis Clube também produziu o minidocumentário “Amilcar de Castro 100 anos”, que está disponível no canal youtube.com.br/minastcoficial. No vídeo, seu filho e também plástico artista Rodrigo de Castro narra a trajetória do pai e sua importância para a arte nacional. “Hoje, 100 anos, daqui a pouco 500 e quanto mais o tempo passa, maior é a grandeza que se desvela de sua obra”, afirma Rodrigo.
SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando a ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$120 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando mais de 16 mil postos de trabalho viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.100 médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 850 mil pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “AMILCAR DE CASTRO – MATÉRIA E LUZ”
Data: de 12 de novembro de 2020 a 24 de janeiro de 2021
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Onde: Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes)
ENTRADA FRANCA | Classificação: livre
Patrocínio Máster: Instituto Unimed-BH