Release

Infectologista esclarece dúvidas sobre a vacinação de Covid-19

Após 10 meses de pandemia, a vacina contra a Covid-19 é uma realidade em muitos países que já iniciaram suas campanhas de imunização. O Brasil está prestes a aprovar o uso emergencial da vacina contra Covid-19 e iniciar uma campanha nacional de imunização, porém, a vacina ainda é motivo de dúvidas para algumas pessoas. O infectologista e cooperado da Unimed-BH, Estevão Urbano, e membro do Comitê Técnico da Prefeitura de Belo Horizonte, esclareceu algumas dúvidas.

O Brasil é referência em campanhas de vacinação bem-sucedidas. Por que é importante uma campanha nacional de vacinação contra a Covid-19?

A importância de um plano nacional de imunização contra a Covid-19 é permitir ao país fazer uma política de imunização homogênea em todas as regiões e estados. Se você não consegue imunizar o país como um todo, haverá áreas de maior ou menor proteção. As áreas menos imunizadas e protegidas poderão se manter como focos da pandemia e, paralelamente, manterão a transmissão alta no país. Isso ocorre porque existe um grande fluxo de pessoas entre os diversos pontos do território nacional e áreas com baixa imunização   poderão prejudicar o combate à Covid-19 no país como um todo. 

Estamos vendo um movimento muito grande antivacina no Brasil. Isso pode prejudicar o sucesso da campanha? Por que?

O movimento antivacina é preocupante porque confunde a cabeça das pessoas e tem o potencial de reduzir a imunização. Consequentemente, comprometemos o resultado global da vacinação no país.

Após o início da vacinação contra a Covid-19, as pessoas precisam continuar com os cuidados como distanciamento e uso de máscaras. Por que?

A princípio, antes de entendermos os benefícios e o que conseguiremos avançar com a vacinação em massa em termos de redução da transmissão, é importante mantermos os cuidados de prevenção. Só quando soubermos os benefícios máximos da vacina, o que demorará um certo tempo, é que poderemos pensar em retirar os aparatos de proteção. Importante ficar claro que estamos aprendendo com a pandemia. Como dizem no jargão popular “estamos trocando os pneus com o carro andando”. Por isso, antes de sabermos o alcance da vacinação em massa é melhor mantermos os equipamentos de segurança.

Quais os tipos mais comuns de reação?

Os tipos mais comuns de reações são os mesmos relacionados a outras vacinas. As pessoas poderão apresentar febre baixa, que cede com o uso de antitérmicos, além de dores no corpo, inapetência e prostração. Os sintomas normalmente passam em até 24 horas. Os efeitos colaterais graves são raríssimos.

Idosos de qualquer idade devem se vacinar? Por que?

Os idosos de qualquer idade não só devem se vacinar, como são grupos prioritários, já que a doença incide de forma mais grave nessa faixa etária e é onde temos registrado uma maior mortalidade.

Se a família tiver alguma pessoa em casa que não consegue se deslocar até o posto de saúde, o que deve fazer?

A família deverá solicitar a um posto de saúde algum profissional para fazer a vacinação no próprio domicílio.

Existe algum grupo de risco que deve evitar a vacinação?

A princípio, não há grupos que deverão evitar a vacinação. A vacinação contra a Covid-19 é benéfica para todas as pessoas.

Related Posts