Release

Unimed-BH realiza visitas virtuais a pacientes internados

Iniciativa que permite às famílias manterem contato seguro com parentes em isolamento, por meio de videochamadas, já é realizada no hospital da Unimed-BH em Betim e deve se estender a outras unidades

Diante da pandemia do novo coronavírus, em reforço às recomendações de isolamento social e para proteger os clientes do risco de contágio, estão suspensas as visitas em todas as unidades da rede própria da Unimed-BH. Esse isolamento, muitas vezes, pode gerar angústia nos pacientes internados, principalmente aqueles que se encontram em tratamento intensivo. Além disso, as famílias e pessoas próximas também sofrem com a falta de contato com o ente querido.

Para minimizar os impactos emocionais e psicológicos nos pacientes, agravados pelo distanciamento familiar, unidades da Unimed-BH passarão a oferecer o agendamento de visitas virtuais para os pacientes das Unidades de Terapia Intensiva. A inspiração veio de uma iniciativa italiana, onde há relatos de hospitais que usaram recursos tecnológicos já disponíveis para oferecer algum conforto a pacientes terminais.

De acordo com o diretor de Serviços Próprios da Unimed-BH, Múcio Diniz, a visita virtual é uma iniciativa importante, principalmente neste momento. “É uma satisfação poder trazer essa alegria aos pacientes, já que infelizmente, precisamos restringir a presença de visitantes nas unidades. Além de ajudar a minimizar a transmissão da Covid-19 e outros agentes de contaminação, essa iniciativa contribui para melhorar as condições de saúde das pessoas internadas”, afirma.

No Hospital Unimed – Unidade Betim, as videochamadas entre familiares e pacientes internados nas UTIs tiveram início nesse mês, por meio de notebooks. No horário combinado, o equipamento é levado até o paciente que pode conversar com seus parentes por meio de chamada de vídeo, sempre com o apoio de um enfermeiro. “Essa iniciativa foi muito bem recebida pelos pacientes internados e seus familiares, pois sabemos que o contato, mesmo que virtual, traz impactos positivos para a recuperação”, relata a superintendente do Hospital Unimed-Unidade Betim, Ana Adalgisa de Oliveira Borges.

Experiência positiva – A implantação será gradativa na rede própria da Unimed-BH. Seguindo o exemplo da unidade de Betim, o Hospital Unimed – Unidade Contorno, localizado no bairro Santa Efigênia em Belo Horizonte, também já se prepara para iniciar a oferta de visitas virtuais.

Related Posts