Frederico Peret, diretor-presidente da Cooperativa, destaca o marco e reforça os benefícios da telemedicina
A prática de telemedicina continua recebendo investimentos e atenção das empresas do setor de saúde suplementar. Entre os principais benefícios do serviço está a ampliação do acesso à saúde e a rapidez e efetividade no atendimento nos casos de pequenas urgências. A Consulta On-line da Unimed-BH, por exemplo, foi lançada há três anos e acaba de completar o marco de 1 milhão de atendimentos. A Cooperativa, que é pioneira no formato de telessaúde em sua área de atuação, avalia de forma positiva o modelo e continua investindo em melhorias, com foco na melhor experiência do cliente.
Segundo o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, a telemedicina é uma inovação que transformou o modelo tradicional de assistência e trouxe mais praticidade e agilidade para o cliente de saúde suplementar. “Como operadora de plano de saúde estamos acompanhando as transformações no setor e apostando no digital, sempre com foco na melhor experiência do cliente”, explica. Ele esclarece ainda que a telemedicina vai além de uma consulta, mas inclui telemonitoramento, oferta de atendimento 24h, orientação de percurso.
Frederico Peret destaca a importância da consulta on-line para o atendimento nos períodos quando há alta demanda por serviços de saúde. O Pronto Atendimento On-line da Unimed-BH voltado para pequenas urgências, por exemplo, oferece atendimento com especialistas em Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria, possibilitando uma melhor assistência à saúde nos períodos de sazonalidade. “Vimos a consulta on-line funcionar muito bem na pandemia da Covid-19 para atender os casos de baixa complexidade e temos apostado nessa modalidade para reduzir a sobrecarga nas unidades assistenciais”, afirmou.
A Unimed-BH também vem investindo no telemonitoramento de pacientes, que é uma modalidade de telemedicina que amplia o cuidado, possibilitando um acompanhamento do paciente por um profissional de saúde, após alta hospitalar ou após confirmação de alguma doença. O serviço atualmente é ofertado para diversos perfis de clientes, entre eles, casos positivos de Covid-19, gestantes, pós-operatórios cardíacos, entre outros.
Facilidade e segurança
Tanto para os médicos que atendem, quanto para clientes que usam, o serviço de teleconsulta tem sido avaliado positivamente. A cooperada de Medicina de Família e Comunidade e médica da Central Consultas On-line, Helena Soares de Souza Santos, fala sobre a sua experiência com a telessaúde. “Passei a atender na equipe da Central da Unimed-BH durante a pandemia porque estava grávida e tive que me ausentar da linha de frente. Vejo que é um grande avanço para a assistência aos pacientes. O papel da telemedicina é enorme dentro da rede assistencial, porque ela ajuda a gerenciar o cuidado. Há diversos pacientes que vão para o Pronto Atendimento e não precisavam estar ali. Hoje me sinto confortável quando avalio o paciente, sendo a consulta resolutiva na maioria dos casos de baixa complexidade”, declara Helena.
Felipe Gomes Machado, endocrinologista e coordenador da Central Consulta On-line da Unimed-BH, fala sobre a facilidade e avalia a eficácia do serviço. “O sistema que oferecemos tem tido bastante resultado, pois resolve grandes questões do atendimento em saúde, por exemplo, acesso e assistência de qualidade”, explica o médico. Na visão dele, o acesso é facilitado, mantendo o paciente na segurança do lar, sem precisar enfrentar trânsito ou tempo de deslocamento, apesar de o atendimento online não substituir, mas coexistir com a sua versão presencial, se necessário.
O endocrinologista ainda explica sobre o “figital”, termo que mescla as palavras físico e digital, que descreve a integração das duas modalidades de atendimentos que hoje a Unimed-BH oferece. “O paciente se desloca até o serviço presencial, recebe o acolhimento de um profissional, e junto disso existe a garantia da continuidade do atendimento por meio da teleconsulta, com um especialista específico para responder questionamentos e ofertar outros tratamentos, se necessário”, detalha. E completa “o figital permite exatamente essa conexão entre tudo o que o paciente precisa, tornando pleno o acolhimento e eficiente a solução de sua dor”, explica. Além disso, ele reforça sobre o caminho oposto, quando o paciente é recebido via online, mas que, por alguma limitação ou pela gravidade do caso, é encaminhado para uma das unidades físicas. “A teleconsulta funciona, nesses casos, como uma espécie de triagem, diminuindo o percurso que o paciente teria de fazer se fosse atendido somente no presencial. Por meio da teleconsulta, o paciente recebe um documento de transição de cuidados, com todos os detalhes relatados por ele e as indicações médicas do especialista que o atendeu”, conclui.
Flávia Oliveira Silva, mãe de cliente da Unimed-BH, conta um pouco sobre a sua experiência com a teleconsulta da cooperativa. “Utilizo para minha filha, que tem 15 anos, desde o ano passado e o faço pela praticidade e segurança”, comenta. A mãe, que é paciente oncológica, busca se manter mais reclusa e faz o mesmo pela filha durante as estações mais frias, época de maior risco de gripes e resfriados. “Evito levar minha filha ao pronto atendimento e a teleconsulta me permite que eu fique em casa e, ao mesmo tempo, tenha acesso a tudo o que preciso pelo celular, recebendo os pedidos de exames por e-mail. É muito fácil de utilizar e eu indico para todos os pais que tenham o plano”, declara Flávia.
Números da consulta on-line
Nos últimos três anos, a Consulta on-line da Unimed-BH vem mantendo uma boa resolutividade, ou seja, a maioria dos casos agendados na plataforma on-line são solucionados e não evoluem para o atendimento presencial. O serviço também registra avaliação positiva entre os clientes. O Net Promoter Score (NPS), uma métrica usada pelas principais empresas do mundo para medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes, acumulado da Consulta On-line é 89 e está na zona de excelência, refletindo o grau de recomendação do serviço por parte dos beneficiários do plano de saúde.
SERVIÇO
Como acessar: o agendamento é feito pelo aplicativo da Unimed-BH ou site (www.unimedbh.com.br) no Espaço do Cliente. Basta inserir Login e Senha e clicar na opção: Consulta on-line > Agendar uma consulta.
O agendamento é rápido e simples. O cliente pode utilizar a plataforma desde que tenha acesso à internet, bem como computador, tablet ou celular.
:: Central Consulta On-line
Horário de funcionamento: 24h, sete dias da semana
Sintomas: sintomas respiratórios; cefaleia; dor lombar; diarreia; vômito e/ou náuseas; dor ou urgência para urinar; irritação, coceira e olhos vermelhos; febre, dor no corpo, dores das articulações; dor atrás dos olhos; perda de apetite; manchas vermelhas na pele ou dor abdominal.