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Serviço de consulta online da Unimed-BH registra mais de 25 mil atendimentos em três meses

Mais de 100 médicos participam do atendimento a clientes com suspeita de coronavírus

Diante da pandemia de Covid-19, a Unimed-BH lançou o serviço de consulta online para atender as pessoas com suspeita de coronavírus. A consulta está disponível desde o dia 18 de março pelo link www.unimedbh.com.br/coronavirus e o objetivo é contribuir para proteger os clientes, diminuindo o risco de contaminação nas unidades de pronto atendimento e nas salas de espera dos consultórios médicos. Em três meses de funcionamento do serviço, até o dia 18 de junho, foram realizadas 25.317 consultas. A Cooperativa chegou a registrar mais de 570 consultas online realizadas em um único dia.

“Essa medida foi adotada com o principal objetivo de garantir maior segurança tanto para os nossos clientes, quanto para os profissionais de saúde. A experiência com a consulta online coronavírus tem sido muito positiva e bem avaliada pelos clientes. É uma estratégia que demonstra que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas da medicina”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

Como funciona

O cliente Unimed-BH deve acessar o site www.unimedbh.com.br/coronavirus. Em um primeiro momento, ele vai fazer uma autotriagem, na qual é convidado a responder a um questionário com perguntas com foco nos sintomas. Em seguida, é possível agendar a consulta online. O cliente precisa aceitar o termo de consentimento e estar disponível no horário agendado. Para a realização da consulta, ele receberá por email um link que o conectará com um profissional de saúde.

Para o atendimento online, os pacientes precisam estar conectados à internet, por meio de um computador ou celular, com recursos de vídeo e voz. A consulta é individual e o serviço funciona sete dias por semana, das 8h às 20h. Até o momento, mais de 100 médicos estão atendendo na consulta online coronavírus da Unimed-BH. Eles foram capacitados para o atendimento online, conforme o protocolo clínico e de acordo com as recomendações vigentes.

Acessibilidade

A consulta on-line coronavírus também está preparada para realizar o atendimento para clientes com deficiência auditiva e visual. Um profissional da Unimed-BH, com conhecimento na linguagem de libras, fica disponível para apoiar o médico e o paciente. No caso do atendimento a um deficiente visual, a equipe é acionada previamente e conta com o apoio da família para o acesso do cliente à plataforma.

Clientes aprovam o novo serviço

A consulta online tem tido uma avaliação positiva dos clientes. O Net Promoter Score (NPS) acumulado é 80 e está na zona de excelência, refletindo o grau de recomendação do serviço por parte dos beneficiários do plano de saúde. O NPS é uma métrica usada pelas principais empresas do mundo para medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes.

Telemonitoramento

A Unimed-BH também mantém o serviço de telemonitoramento das pessoas com suspeita de coronavírus que estão em isolamento domiciliar, permitindo um acompanhamento do estado de saúde dos pacientes com maior frequência. Atualmente, mais de 800 clientes estão sendo monitorados. Até o dia 18 de junho, o serviço de telemonitoramento já acompanhou mais de 24 mil pacientes.

A equipe do telemonitoramento também é responsável por direcionar o percurso do cliente de acordo com sua necessidade, seja encaminhando-o para consulta online, consulta presencial ou até mesmo com acionamento do serviço de urgência.

Atendimento online de acompanhamento

A Unimed-BH também passou a oferecer a ferramenta de consulta online para as consultas eletivas dos clientes, até então realizadas apenas nos consultórios médicos. “Implementamos a consulta online como uma opção nesse momento de pandemia. É uma forma de facilitar o acesso dos clientes aos médicos cooperados, especialmente aqueles que fazem acompanhamento regular. Estamos observando que a tecnologia contribui para um atendimento de qualidade e para a relação médico-paciente, diminuindo o risco de contaminação”, diz Samuel Flam.

O serviço de consulta online está sendo ofertado enquanto durar a pandemia e segue a regulamentação prevista pela Lei Federal no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e é regulamentada pela Portaria no 467, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde. Atualmente são quase 600 médicos ativos nessa modalidade, de 29 especialidades, e já foram realizadas cerca de 1.600 consultas online.  

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