O Dia Nacional do Idoso é celebrado no próximo dia 1º de outubro e a data reforça a importância da promoção de hábitos saudáveis na terceira idade, uma vez que, no Brasil, o número de idosos (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era de 14.081.477, ou 7,4% da população, segundo o Censo Demográfico 2022. A expectativa de vida do brasileiro também cresceu e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passou a ser de 76,4 anos.
Visando contribuir para aumentar a qualidade de vida desta parcela da população, o projeto Mude1Hábito, mantido pela Unimed-BH, vem incentivando a prática de atividades físicas regulares para a população de Belo Horizonte, na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. O projeto é voltado para todas as idades, gerando impacto positivo na saúde e bem-estar desse público.
Para o geriatra cooperado da Unimed-BH, Estevão Valle, a prática regular de atividade física é uma das iniciativas mais importantes para manter a saúde física e mental na terceira idade. “O exercício físico ajuda a preservar a força, o equilíbrio, a prevenir quedas, a controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e, sem dúvida, promover o bem-estar. A atividade deixa a pessoa mais produtiva e independente, podendo melhorar a própria qualidade de vida. Não há idade certa para começar a se exercitar. Quanto antes as atividades físicas forem iniciadas, melhor, mas os idosos que começam mais tarde também usufruem dos benefícios”, afirma.
Segundo a professora Janaína Resende, além da atividade física, a inciativa contribuiu para socialização dos idosos, auxiliando no combate a diversas doenças que surgem com o envelhecimento. “O objetivo do Mude1 Hábito é incentivar a população a adotar uma rotina mais saudável e ativa. Os exercícios regulares ao ar livre proporcionam enormes benefícios, entre eles a redução do isolamento e a socialização”, explica.
Circuito Mude1Hábito
O circuito oferece três modalidades de atividades, são elas: alongamento e caminhada orientada, iniciação à corrida e Tai Chi Chuan. Os interessados em participar do Circuito Mude1Hábito na Praça Floriano Peixoto podem se inscrever neste link.
A inscrição é necessária para que o profissional que acompanha as aulas conheça os participantes e possa auxiliá-los da melhor maneira na prática da atividade. Além disso, é obrigatório ao participante entregar ao professor da modalidade um atestado de saúde válido.
Modalidades e horários:
- Alongamentos e caminhada orientada: segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h.
- Iniciação à corrida: terças e quintas-feiras, a partir das 18h30.
- Tai Chi Chuan: aos sábados, a partir das 7h30.