Related Posts
Unimed-BH é destaque na área de inovação na saúde
Cooperativa mineira conquistou 2º lugar na categoria Seguradoras e Planos de Saúde e 53ª posição no ranking geral no anuário de inovação que reuniu 253 empresas brasileiras
A Unimed-BH é, mais uma vez, uma das empresas mais inovadoras do país, segundo o Prêmio Valor Inovação Brasil 2023. O ranking realizado pelo Jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PWC, reuniu 253 companhias de 25 segmentos da economia, e que juntas, investiram R$ 70 bilhões em inovação em 2022. A Unimed-BH conquistou 2º lugar na categoria Seguradoras e Planos de Saúde e a 53ª posição no ranking geral. Além disso, nos últimos três anos a Cooperativa se manteve entre os Top 3 da sua categoria, ocupando o 1º lugar em 2022 e o 3º lugar em 2021.
“Inovar faz parte do modelo de gestão da Unimed-BH, que já possui uma cultura de inovação ao longo de 52 anos de história. Estamos sempre conectados com as tendências do setor de saúde e utilizamos a tecnologia como uma ferramenta para melhorar a experiência dos nossos clientes. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo, de nossos médicos cooperados, colaboradores e parceiros”, declarou o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.
Iniciativas inovadoras da Unimed-BH
Em seus 52 anos de história, a Unimed-BH tem inovado em várias frentes como telemedicina, experiência do cliente, uso de Inteligência Artificial, entre outras. A Cooperativa, por exemplo, foi uma das primeiras operadoras de planos de saúde a lançar uma plataforma de consulta online que, em maio, já havia realizado mais de 1 milhão de teleconsultas. No quesito evolução da experiência do cliente, o aplicativo da Unimed-BH já permitiu o acesso a mais de 4,8 milhões de documentos clínicos e mais de 9 milhões de resultados de exames gerados por diversos prestadores de serviços, para os mais de 380 mil clientes que já utilizam a função de compartilhamento dos dados de saúde com o seu médico.
O aplicativo da Unimed-BH também registrou recentemente o número de um milhão de procedimentos médicos (guias) autorizados utilizando modelo de Inteligência Artificial, desenvolvido por meio de inovação aberta com startup. Além disso, atualmente 96% das autorizações de procedimentos são feitas de maneira automática contando com o apoio de Inteligência Artificial, o que traz uma enorme agilidade. Hoje o nosso tempo de resposta é de um minuto e meio.
Segundo Frederico Peret, a inovação está vinculada ao objetivo de acelerar estratégias de futuro que contribuam para a transformação fígital (sinergia entre os ambientes físico e digital) e proporcionem adaptações no modelo de negócio, a partir da incorporação de novas soluções tecnológicas e uso da inteligência artificial. “Todas as nossas iniciativas visam evoluir a experiência do cliente e a transformação da jornada de atuação do médico cooperado”, declarou.
O modelo de inovação adotado pela Unimed-BH também concentra esforços nas conexões externas, em diferentes modelos de parceria com startups, universidades e grandes empresas de tecnologia, para acelerar o provimento de soluções para os desafios no negócio. Entre os destaques estão as parcerias com a Amazon e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como a busca de oportunidades de corporate venture com startups.
Relatório de Gestão Unimed-BH 2020 recebe o selo “Materiality Disclosures Service” da GRI
Este é o sexto ano consecutivo que a Global Reporting Initiative, localizada na Holanda, reconhece que as divulgações estão claramente apresentadas no documento; instituição é referência mundial no tema.
A sustentabilidade está na pauta das grandes organizações de todo o mundo, que cada vez mais consideram aspectos que vão além dos resultados econômico-financeiros como essenciais para o negócio. Visando a alinhar os relatos de sustentabilidade, a Global Reporting Initiative (GRI) emite sua chancela “Materiality Disclosures Service” para os documentos de prestação de contas.
O Relatório de Gestão Unimed-BH 2020 pelo sexto ano consecutivo conquistou o selo, que evidencia que as divulgações adotadas estão claramente apresentadas no documento. “Temos a transparência como um importante valor de nossa gestão e zelamos para que informações de credibilidade sobre o nosso negócio e nossas ações estejam disponíveis para todos os públicos. A conquista do selo GRI por mais um ano é uma evidência desse compromisso e do trabalho dedicado que temos realizado”, afirma Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH.
O Relatório de Gestão Unimed-BH 2020 também associou a estrutura da GRI com o International Integrated Reporting Council (IIRC), o chamado Relato Integrado, com o objetivo de demonstrar o valor gerado e compartilhado pela cooperativa durante o ano. A GRI e o IIRC são organizações sem fins lucrativos. A primeira se dedica a disseminar padrões para as apresentações de desempenho econômico, ambiental e social das organizações, considerados boas práticas de governança reconhecidas em todo o mundo. Já o IIRC promove uma abordagem coesa do processo de elaboração de relatos corporativos.
Outra novidade desta edição do Relatório foi a adoção de um novo formato de apresentação dos resultados, a partir das práticas de ESG – sigla em inglês para os aspectos ambiental, social e de governança (environmental, social and governance). O ESG traduz um conjunto de ações que estão alinhadas com o modelo de negócio e com os princípios cooperativistas.
Contribuições estratégicas
A Unimed-BH é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e, como tal, assume o compromisso público com o desenvolvimento de ações de contribuição efetiva para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2020, a cooperativa se aprofundou no tema, realizando o trabalho de priorização dos ODS mais impactados pela nossa atuação. Esse processo também está descrito no Relatório de Gestão 2020 e é mais uma novidade no documento, que também relatou a adesão da Unimed-BH à Rede Desafio 2030. Com isso, a Cooperativa se compromete também em promover contribuições para os ODS prioritários para o Estado de Minas Gerais.