Premiação reforça o compromisso da cooperativa com a ética e a integridade
A Unimed-BH acaba de conquistar, pela quarta vez consecutiva, o Selo Pró-Ética, um dos principais reconhecimentos às empresas no Brasil comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e à fraude. A Cooperativa foi a primeira operadora de planos de saúde do Brasil a conquistar o reconhecimento em 2017 e, nesta edição, alcançou a maior pontuação da sua história.
A Unimed-BH já havia sido reconhecida como empresa Pró-Ética nas edições de 2017, 2018-2019 e 2020-2021. A entrega da premiação foi realizada no dia 30 de novembro, em São Paulo, e contou com a presença de autoridades e representantes de diversas organizações.
O diretor-presidente, Frederico Peret, esteve presente no evento e reforçou a importância desse reconhecimento. “Essa conquista é reflexo de diretrizes organizacionais maduras que incentivam a prática ética e responsável no dia a dia corporativo, concretizadas em um Programa de Compliance da Unimed-BH que é objeto de melhoria contínua e que é referência no país. Com o engajamento e compromisso de todos os colaboradores e médicos cooperados, mantemos um ambiente pautado pela ética e integridade, promovendo uma forte cultura de conformidade em toda a Cooperativa”, afirma Peret.
O Pró-Ética é uma iniciativa criada pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, em parceria com o Instituto Ethos, para conjugar esforços entre os setores público e privado, com a promoção de um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. O objetivo é fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, a detecção e a remediação de atos de corrupção e fraude.
Para participar do Selo Pró-Ética são avaliados requisitos como: Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Canais de Denúncia e Remediação; Análise de Risco e Monitoramento; e Transparência e Responsabilidade Social. Para que sejam aprovadas no Pró-Ética, as empresas precisam obter pontuação igual ou superior a 70 pontos e alcançar, no mínimo, 40% da pontuação em cada área do questionário. A Controladoria também analisa evidências de diversos itens para definir as empresas reconhecidas.