Com apoio do Instituto Unimed-BH serão ofertadas aulas de musicalização para jovens e adultos assistidos pela Associação Eldorado de Apoio à Vida
A Associação Eldorado de Apoio à Vida, localizada no bairro Eldorado, em Contagem, em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), iniciou na última terça-feira (1º), mais um período de oficinas de Musicalização Inclusiva para mais de 200 crianças e adolescentes atendidos pela instituição. A Escola de Música Sabra, que existe desde 2013, tem o objetivo de promover a inclusão social e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, de forma gratuita e continuada, disponibilizando capacitação, acesso e integração ao mundo do trabalho.
No novo espaço em Contagem, a Escola de Música Sabra oferecerá ainda 80 vagas para o curso de Musicalização Infantil para crianças de 8 a 10 anos, totalmente gratuito. As aulas terão uma hora e trinta minutos de duração e serão realizadas às quartas-feiras nos turnos manhã e tarde. Para participar é necessário que um dos pais ou responsável preencha o formulário de matrícula na secretaria da Escola. O edital com informações completas está disponível na internet no endereço sabra.org.br/site/editais/.
Além de contagem, em agosto, também serão ofertadas 40 vagas em Betim e 40 vagas em Raposos para o curso de Musicalização Infantil e 20 vagas para o curso de Musicalização Inclusiva em Betim, em parceria com a APAE Betim.
O presidente da Sabra, o maestro Márcio Pontes, conta que “as novas atividades da Escola de Música Sabra em Contagem vão potencializar as atividades já realizadas há dois anos na Escola Municipal Professora Lígia Magalhães”.
A Associação Eldorado de Apoio à Vida trabalha há mais de 40 anos para proporcionar suporte às pessoas que apresentam deficiências intelectual e física como paralisia cerebral, síndrome de down e outras doenças neurológicas. Tradicional em Contagem, foi a primeira instituição especializada no município a ofertar gratuitamente oficinas semiprofissionalizantes e socioeducativas, atenção psicopedagógica, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para pessoas portadoras de deficiência. Além disso, desenvolve ações integradas de reabilitação e capacitação para o trabalho.
De acordo com a gerente administrativa da Associação Eldorado de Apoio à Vida, Flávia Kellen Dutra, o espaço há 41 anos apoia famílias da comunidade e a parceria com a Sabra é uma grande oportunidade para os atendidos. “A aula de musicalização realizada pela Sabra irá agregar muito à comunidade de Contagem, uma vez que auxiliará no desenvolvimento dos jovens e adultos que já frequentam a associação e, ainda, abrirá as portas, semanalmente, para que crianças de 8 a 10 anos da comunidade possam imergir no mundo da música. Hoje, eles já realizam outras atividades como aula de artesanato, informática, oficinas de arte e cultura e realmente essas aulas trazem um impacto positivo para a vida deles, como a socialização”, relatou.
O maestro Márcio Pontes reforça que as novidades vão impactar positivamente todas as ações já realizadas pela Sabra em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima e Raposos. As oficinas de musicalização são ofertadas gratuitamente às comunidades locais graças ao financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.
A diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, destaca a importância da ampliação da Escola de Música Sabra em Contagem e, reforça ainda, que essa iniciativa faz parte das diversas ações de responsabilidade sociocultural da Unimed-BH que terão início em 2023 no município. “Como uma cooperativa de trabalho médico, nós temos a responsabilidade social como um dos nossos princípios e apoiamos projetos que tenham impacto social nas comunidades onde atuamos. A Sabra é um parceiro de longa data que faz um trabalho incrível de inclusão social por meio da música, transformando a vida de dezenas de crianças. Graças ao apoio dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH poderemos expandir esse projeto para mais crianças de Contagem”, declarou.
Sobre a SABRA
Fundada em 2013, a Sociedade Artística Brasileira (SABRA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Betim, Minas Gerais. A organização promove o ensino gratuito de música, com cursos de Musicalização Infantil, Musicalização Inclusiva, Básico de Música, Orquestra Sinfônica, Grupos de Câmara – Instrumentais e Vocais, Coral Adulto e Coral Infanto-juvenil. A SABRA também atua por meio de concertos didáticos e apresentações públicas gratuitas com os grupos musicais formados por seus alunos e professores. Desenvolve intenso trabalho de pesquisa e restauração da música de compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX e documentos históricos, além de bens móveis e imóveis.
Em 2021, devido à pandemia, os cursos foram realizados de modo remoto e atenderam a mais de 1.200 alunos nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Nova Lima e Raposos. Em 2022, já com atividades presenciais, ultrapassou a marca de 2.000 alunos matriculados. As atividades são financiadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Contam com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Conta com a parceria de Escolas Municipais em Belo Horizonte; da Adefib em Betim; da Aeav em Contagem, da Amas em Ibirité; do Programa Escola de Tempo Integral em Nova Lima e das Secretarias de Cultura e Educação de Raposos. Saiba mais em www.sabra.org.br.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
SERVIÇO:
Curso gratuito de Musicalização Infantil
Edital completo: sabra.org.br/site/editais/
Matrículas:
– Contagem – Rua Riso do Prado, 99
– Betim – Rua Pedro da Silva Fortes, 179
– Raposos – Secretaria Municipal de Cultura
Período de matrícula: de 1º a 8 de agosto
Horário: das 8h às 17h
Curso gratuito de Musicalização Inclusiva
Matrículas:
– Contagem – Rua Riso do Prado, 99
– Betim – Rua Pedro da Silva Fortes, 179
Período de matrícula: de 1 a 8 de agosto
Horário: das 8h às 17h